Franquia brasileira iGUi cresce em plena pandemia e marca presença em 55 países
A iGUi, maior fabricante do mundo de piscinas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro), passa pela pandemia a pleno vapor. A participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor de franchising realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — continua se expandindo internacionalmente, e hoje está presente em 55 países, incluindo o Brasil. Segundo matéria publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, das 223 unidades localizadas no exterior, 35 foram abertas durante a pandemia.
A iGUi — “água” em tupi-guarani, língua falada por alguns povos nativos do Brasil — foi fundada na cidade de Gravataí, localizada no sul do Brasil, em 1995. A rede, porém, iniciou sua expansão internacional apenas em 2006. Dois anos depois, associou-se à ABF. Desde então, o crescimento foi intenso: em 2015, ficou em 1º lugar no Ranking FDC de Internacionalização das Franquias, divulgado pela Fundação Dom Cabral. A rede alcançou 19,7% no índice de internacionalização do ranking. No ano seguinte, venceu o Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria de franqueador do ano. E em 2019 e 2020, a empresa também se destacou no Certificado de Franquia Internacional da ABF.
Em entrevista ao site do Franchising Brasil, Filipe Sisson, CEO e fundador da iGUi, atribui essa expansão à natureza da internacionalização: “Os mercados, respeitando-se as diferenças culturais e normas de construção, de uma maneira geral estão abertos para negociações”. Como a iGUi trabalha com produtos de lazer, é mais fácil encontrar terreno fértil para estabelecer a franquia e atrair interesse. “Buscamos sempre inovar de forma a criar modelos de piscinas e acabamentos que, independentemente do país, se adaptem bem à arquitetura, levando mais conforto aos nossos clientes”, diz Sisson.
A iGUi planeja continuar a expansão nacional e internacional, completa Sisson. “Todas as nossas fábricas aumentaram a capacidade de produção para atender com excelência
a demanda de nossos franqueados”. Presente em potências econômicas como Estados Unidos, Canadá e Alemanha, assim como em países em desenvolvimento, como a Índia, Sisson diz que o crescimento dá muito orgulho à empresa, além da certeza de que eles vão continuar trabalhando com foco em qualidade, atendimento e inovação.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional.