Mais do que canecas e camisetas: loja de souvenirs do Brasil na Expo Dubai vende originalidade e criatividade



Mais do que canecas e camisetas: loja de souvenirs do Brasil na Expo Dubai vende originalidade e criatividade

Produtos e gravuras de artistas brasileiros fogem do óbvio e retratam biomas, fauna, flora e construções brasileiras. Tema da sustentabilidade também está representado nas peças

Não é um simples espaço para a venda de souvenirs. Criada especialmente para o período de seis meses de duração da Expo Dubai, a loja do Pavilhão Brasil vem impressionando os visitantes pela originalidade dos artigos que oferece. Ao mesmo tempo que divulga a cultura e artistas brasileiros, a loja, chamada carinhosamente de Xodó, promove o desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico do País, em consonância com a mensagem difundida pelo Pavilhão Brasileiro.

O local foi projetado pela empresa On Duty, da Tunísia, vencedora da licitação para operação comercial de eventos organizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na região Ásia-Pacífico. Nascida no Espírito Santo (ES) e moradora de Madri, na Espanha, há dois anos, Gabriela Daher, responsável pelo espaço, conta que o propósito era sair do óbvio e fugir do conceito de uma loja de lembranças. Por isso, buscou organizações e artistas do Brasil a fim de obter gravuras, produtos exclusivos e peças com matéria-prima 100% brasileiras.

“Nossos produtos ajudam comunidades ribeirinhas, artistas brasileiros e comunidades da periferia. Nossa proposta é fazer a diferença, passando a mensagem que o Pavilhão do Brasil quer passar, sempre apresentando as belezas do nosso país”, enfatizou a empreendedora.

Um dos artistas é Nik Neves, criador de ilustrações que traduzem as mensagens “Together for Nature”, “Together for Tomorrow” e “Together for People”, símbolos do Pavilhão do Brasil. As imagens retratam os biomas, a fauna, a flora, as paisagens, as edificações, os povos indígenas e o folclore do país. O desenho está em canecas, camisetas, cadernos, cartões-postais e posters vendidos na loja.

A Xodó tem espaço também para biojoias, que são brincos, colares, pulseiras e outros acessórios feitos com sementes da Amazônia. O diferencial dos artigos está na curadoria e no tratamento sofisticado que as peças recebem, fazendo com que durem em perfeito estado por anos.

Dentre os produtos disponíveis na Expo 2020 Dubai, há lembranças de uma das principais artistas do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral. Suas obras, licenciadas por meio da Organização Não-Governamental (ONG) Pipa Social, do Rio de Janeiro, aparecem em cangas e artigos para piquenique, por exemplo, vendidas com etiquetas customizadas e assinadas pelos próprios artistas de comunidades cariocas. A exclusividade das peças torna ainda mais especial a experiência de comprar produtos vindos diretamente das mãos de artistas brasileiros.

Já a pesca sustentável aparece em bolsas feitas com pele de pirarucu, peixe típico do Norte do País. A matéria-prima é retirada de pescados que alimentam a população e, para ser exportada, é necessária uma autorização especial do Ibama. Alguns modelos podem custar até 1.700 dólares, ou 6.500 dirhams, moeda usada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. É um dos itens mais caros da lojinha. Por outro lado, há produtos mais acessíveis, como a caneca customizada a um custo de 8 dólares, ou 30 dirhams.

Outro artigo que está à venda e que chama atenção dos visitantes é o conjunto de posters “Only in Brazil”. Nele, o artista Pedro Lima reuniu 10 cartazes formato A5 com termos bem brasileiros, como “borogodó”, “ziriguidum”, “xodó” e “cafuné”, por exemplo. Logo abaixo, as palavras recebem a devida tradução com uma explicação em inglês.

Expo Dubai

 A Expo Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos.

A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.

O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. A Apex-Brasil é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil.

Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia mais de 15 mil empresas em 57 setores, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.