Diferentes estilos musicais invadem o Pavilhão Brasil e levam alegria aos visitantes



Diferentes estilos musicais invadem o Pavilhão Brasil e levam alegria aos visitantes

A música ocupa um lugar importante e histórico na cultura brasileira e por isso faz parte da programação da Expo 2020 Dubai, encantando os visitantes. Além dos estilos musicais bem conhecidos como samba, axé e choro, que já passaram pelo Pavilhão Brasil, a exposição recebeu nesta sexta-feira (12), no Palco da Terra do Distrito da Sustentabilidade, o cantor e guitarrista Paulo Hoffmann. O artista apresentou hits de Música Popular Brasileira (MPB).

Durante os últimos dias, o Pavilhão Brasil contou com a presença de Luiza Winck no palco. A cantora pop convidou os visitantes a dançarem em muitas das suas canções jovens, vibrantes e enérgicas, como o último sucesso “Como Ela vem”.

Na agenda do dia anterior, o samba, um dos mais reconhecidos estilos nacionais inundou o espaço brasileiro na Expo 2020 Dubai. Quando a música começou a tocar no Pavilhão Brasil foi quase impossível aos presentes ouvir o ritmo sem tentar arriscar alguns passos. O local transformou-se em um estúdio de dança, com visitantes mostrando passos de samba para outros, que os repetiam laboriosamente enquanto a música continuava a levá-los adiante. O Carnaval brasileiro ficou bem perto do Oriente Médio.

Um pouco de História

Conhecido como um dos ritmos e danças emblemáticos do Brasil, inevitavelmente associado ao Carnaval e ao Rio de Janeiro, o Samba é herdeiro tanto da cultura africana quanto da música europeia, que chegou ao Brasil através de Portugal. “Nascido” no Rio de Janeiro no início do século XX, o ritmo tem seu nome na origem africana e acredita-se que venha do termo angolano “semba”, que se refere a um “convite à dança”.

O Samba era, originalmente, uma dança religiosa praticada principalmente pela população negra do Brasil. O ritmo e a dança espalharam-se pelos anos 1920. O samba pode ser dançado sozinho, em duplas ou grandes grupos, como no Carnaval. Existem diferentes tipos de samba, em sua maioria com espírito alegre e enérgico.

Agendas oficiais

A delegação de Singapura esteve no Pavilhão Brasil para encontrar o Comissário-Geral do Brasil na Expo, Elias Rodrigues Martins Filho, e com Raphael Nascimento, o Diretor do Pavilhão.

Ontem (11), no período da tarde, as autoridades do espaço nacional estiveram com o Ministro do Turismo, Gilson Machado, para assinar um Memorando de Entendimento.