ABIMO renova convênio com a Apex-Brasil para execução do projeto Brazilian Health Devices



ABIMO renova convênio com a Apex-Brasil para execução do projeto Brazilian Health Devices

Acordo garante cerca de R$ 17 milhões para promoção da indústria brasileira de dispositivos médicos no exterior

Novembro de 2021 – A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) renovou, pela décima vez, o convênio com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de executar o projeto setorial Brazilian Health Devices (BHD). Parceiras desde 2002, as entidades assinaram, na última quinta-feira (11), um novo acordo para o biênio 2021/2023. Pelos termos, a agência disponibilizará cerca de R$ 17 milhões para estimular a participação de indústrias nacionais de medical devices em eventos internacionais nos principais mercados do mundo.

De acordo com Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO, as renovações do BHD são feitas a cada 24 meses e vêm sendo efetivadas há 19 anos. “Essa cooperação representa uma continuidade no trabalho de desenvolvimento e consolidação das exportações brasileiras do setor, já que 60% das empresas se auto classificam como exportadoras intermediárias, experientes ou internacionalizadas”, explica.

O intuito do convênio é, primeiro, desenvolver a competitividade das companhias participantes, mediante sua inserção e de seus produtos no mercado internacional por meio da participação nos eventos, mas também promover a maturidade na capacidade de exportação da indústria e divulgar a imagem do segmento e do Brasil no exterior, com foco em mostrar os padrões globais de qualidade que a saúde nacional possui.

“Para os próximos dois anos, teremos um aumento de 18% na verba para fomentar as exportações. O valor concedido será destinado para investimentos nos principais encontros internacionais: Arab Health, Fime, Medica, AEEDC, IDS, AACC, além de missões comerciais, Projetos Compradores on-line e presenciais, dentre outras ações que são fundamentais para promover o crescimento das negociações de dispositivos médicos. Nossa meta é consolidar o Brasil internacionalmente como um país que possui produtos de qualidade e com bom custo-benefício”, ressalta a gerente da ABIMO.

As principais ações da associação, por meio do BHD, serão realizadas com os Estados Unidos (EUA), África do Sul, Emirados Árabes, Equador, Índia, Rússia, Chile e Peru. 

Sobre a ABIMO
A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

 Sobre o Brazilian Health Devices 
O projeto setorial Brazilian Health Devices (BHD), executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. BHD é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.  

 Sobre a APEX-BRASIL   
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país.