Expo 2020 Dubai: aviação é destaque da semana no Pavilhão Brasil



Expo 2020 Dubai: aviação é destaque da semana no Pavilhão Brasil

A profunda relação dos brasileiros com a aviação é um dos principais atrativos da semana no Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai. Uma verdadeira paixão que vai desde um dos inventores do avião, o brasileiro Alberto Santos Dumont, até o moderno EVtol, de decolagem e pouso verticais.

Instalada no andar térreo, a réplica do biplano “14 Bis” faz os visitantes pararem para contemplar e tirar fotos. O avião foi projetado e construído por Santos Dumont, pioneiro da aviação e considerado um herói nacional no Brasil: “o pai da aviação”. Foi o primeiro homem a ter três licenças de piloto: balão, dirigível e avião.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da réplica do biplano “14-bis”, e descobriram sua história através de um vídeo projetado em uma tela exibida na parede atrás do avião. Em 1906, o inventor brasileiro conseguiu decolar e voar uma distância de 60 metros enquanto estava a 15 pés de altura no ar a bordo do “14 bis”. O biplano foi construído de bambu com dobradiças de alumínio e velas cobertas de seda e equipado com um motor a gasolina que ele mesmo havia fabricado.

Outro item bem comentado foi a réplica do avião EVtol, também exibida no andar térreo do pavilhão. O EVtol é um veículo elétrico de decolagem e pouso verticais feito pela Embraer, fabricante brasileira de aeronaves e jatos comerciais do Brasil. Símbolo dos avanços tecnológicos da indústria aeronáutica brasileira, o EVtol tem emissão zero de carbono, baixo ruído e um design simples e intuitivo. Além das atrações “tecnológicas”, o Pavilhão Brasil atrai o público que vem relaxar e se refrescar na Praça das Águas ou para o café e o restaurante, que estão cada vez mais movimentados.

Visitas

Além da programação cultural e das atrações do Pavilhão Brasil, a agenda institucional segue em ritmo acelerado. Nesta semana, o Comissário-Geral do Brasil junto à Expo, Elias Martins Filho, e o Chefe de Programação, Eventos e Protocolo do Pavilhão do Brasil, Luciano Barbosa de Lima, receberam uma delegação da Turquia.

No mesmo dia, uma equipe do Pavilhão Suíça esteve no espaço nacional para filmar o local e, como não podia deixar de ser, provar um pouco da comida brasileira. A programação faz parte da série “Sexta-feira Divertida”, que são uma série de vídeos de descobertas na Expo 2020 Dubai através dos olhos dos membros da equipe do Pavilhão Suíço.