Segunda Rodada Virtual de Autopeças conectou empresários brasileiros a compradores russos



Segunda Rodada Virtual de Autopeças conectou empresários brasileiros a compradores russos

O evento contou com 45 reuniões realizadas entre as sete empresas brasileiras participantes e mais de 35 empresas da Rússia e dos países da CEI

Em novembro, a 2ª Rodada Virtual de Autopeças reuniu empresas brasileiras do setor de autopeças a compradores da Rússia, Cazaquistão, Ucrânia Belarus e Geórgia. Organizada pelo Escritório da ApexBrasil Eurásia, em parceria com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), o evento contou com 45 reuniões realizadas entre as sete empresas brasileiras participantes e mais de 35 empresas da Rússia e dos países da CEI.

A Rodada deu continuidade aos esforços de promoção iniciados com a Missão Empresarial Brasileira do Setor de Autopeças à Moscou, realizada em setembro de 2019, com a participação de 14 empresas brasileiras e a 1ª edição de Rodadas Virtuais de Autopeças, em novembro de 2020.

Entre os distribuidores que participaram da Rodada, participaram grandes empresas da Eurásia, como o GroupAutoRus, parte da rede internacional GROUPAUTO International; o distribuidor de peças de reposição AUTONOVA-D (Ucrânia); o distribuidor UNIPARTS, especializado em partes para caminhões, veículos agrícolas e para construção de estrada, SOTRANS, varejista de autopeças para caminhões e TruckSnab, um dos líderes do mercado.

“O matchmaking foi feito com muita atenção e detalhe, visto que todos os contatos realmente trabalhavam com itens de nossa linha e com montadoras que possuímos”, disse Gabriel Ferrer Alves, da empresa Schadek Automotive. Participaram também da ação as empresas brasileiras Anroi Indústria e Comércio LTDA, BRASLUX Indústria de Autopeças LTDA, FLEXFAB South America LTDA, Tecnologia de Cabeça de Cilindro Maringá, Max Gear Indústria e Comércio de Autopeças LTDA e Metalúrgica Riosulense S/A.

A Rússia está entre os principais mercados automotivos do mundo. Em 2020, o país importou cerca de 66% do volume total das autopeças demandadas em seu mercado. As grandes montadoras mundiais estão presentes no país, fabricando e importando veículos de plataformas globais, com modelos de alta compatibilidade com a frota brasileira, o que garante para as autopeças fabricadas no Brasil oportunidades no mercado secundário de peças de reposição não somente russo, mas de toda a Eurásia.