Apex-Brasil sedia principal evento de ética e integridade empresarial do país



Apex-Brasil sedia principal evento de ética e integridade empresarial do país

Nesta última terça-feira (07/12), em edição comemorativa pelos 10 anos da iniciativa “Empresa Pró-Ética”, foi realizada no auditório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) a cerimônia de premiação de 67 organizações, comprometidas em implementar, voluntariamente, medidas de prevenção, detenção e remediação de atos de fraudes e de corrupção. Este ano, foram alcançados números recordes com mais de 350 inscrições.

O “Empresa Pró-Ética” foi instituído em 2010 e consolidado em 2011, fruto de uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O programa impulsiona, com sucesso, a cultura da integridade na atuação empresarial no Brasil. Trata-se de uma ação pioneira na América Latina instituída para promover a transparência, a ética e o combate à corrupção em ambientes empresariais públicos e privados.

Além de sediar o evento, a Apex-Brasil é membro do Comitê Gestor do Programa, desde 2011. Atualmente, esse Comitê é composto, além da CGU e da Apex-Brasil, pelos seguintes membros: Ministério da Economia; Instituto Ethos; Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Confederação Nacional de Indústrias (CNI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon); Confederação Nacional do Comércio (CNC); Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para a Agência, como destacou o Presidente Augusto Pestana, sediar a cerimônia de premiação é uma demonstração de confiança da CGU no trabalho que desenvolve. “Cabe destacar que integridade, conformidade e ética são pilares fundamentais não só como valores de governança de uma instituição, como fatores de competitividade, tanto no mercado nacional, como no internacional. O Pró-Ética é um prêmio que já se transformou em uma vivência, em uma realidade”.

Prova dessa realidade consolidada no meio corporativo é o fato de que neste ano a premiação recebeu número recorde de empresas inscritas: mais de 350. “Isso mostra o amadurecimento e crescimento do comprometimento das empresas com integridade e ética”, mencionou o Ministro da CGU, Wagner Rosário.

Um dos grandes destaques da cerimônia foi a entrega do prêmio, pela primeira vez, à Petrobras, estatal de economia mista e maior petrolífera do Brasil, com quase 70 anos de atuação. A vitória representa o êxito de uma série de mecanismos de controle interno e de promoção de cultura de integridade aplicados nos últimos anos. “Ética é um pilar fundamental para ter uma empresa sustentável, com sucesso em longo prazo e tranquilidade de fazer a coisa certa. Adotamos uma série de medidas para alcançar isso cada vez mais e temos garantido melhora na tomada de decisões, com integridade”, disse o Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan.