Prêmio Proexcelência 2021 reconhece empresas que se destacaram no setor de exportações por meio do Programa Proex



Prêmio Proexcelência 2021 reconhece empresas que se destacaram no setor de exportações por meio do Programa Proex

Desenvolvido pelo Banco do Brasil, programa ajuda companhias que desejam se internacionalizar prestando serviços de financiamento e consultoria

Premiadas no ProExcelência 2021, três empresas foram reconhecidas pela atuação como exportadoras, apoiadas pelo programa Proex desenvolvido pelo Banco do Brasil (BB).  O primeiro lugar foi para a gaúcha Apiários Adams que se dedica ao beneficiamento, envase e comercialização de produtos apícolas. A segunda vencedora foi a Ciber Equipamentos Rodoviários, que produz usinas de asfaltamento. E a terceira colocada foi a Móveis Doripel, que produz armários, cômodas e roupeiros com madeira 100% certificada de reflorestamento.

O Proex presta consultoria e oferece financiamento, a fim de auxiliar e alavancar as empresas brasileiras que desejam exportar seus produtos. Operado exclusivamente pelo BB, utiliza recursos orçamentários do tesouro nacional. O programa atende companhias de pequeno, médio e grande porte, desde que se enquadrem nos segmentos contemplados. Os prazos de financiamento variam entre 30 dias e 15 anos, dependendo do valor agregado do bem exportado e também do prazo que o comprador internacional estipula para o pagamento dos produtos adquiridos. Em uma de suas linhas, o Proex adianta para o produtor o valor total das vendas realizadas a prazo para os compradores internacionais.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) apoia as iniciativas do BB para fomentar a internacionalização das empresas brasileiras. Ambas as instituições assinaram um acordo de cooperação técnica, em outubro de 2020, com duração de dois anos, que inclui ações conjuntas para capacitar o empresário brasileiro em matérias de comércio exterior, preparando-o para atuar no mercado internacional. Além disso, as duas instituições desenvolvem soluções conjuntas para promover as oportunidades de investimentos e comércio exterior do Brasil em setores prioritários para a economia.

O anúncio das vencedoras foi feito em live realizada pelo BB em dezembro do ano passado.

As vencedoras
As empresas premiadas representam diferentes segmentos exportadores nacionais e dão uma ideia da amplitude das oportunidades de exportação. A Apiários Adams foi fundada em 1984, e desde então auxilia mais de 1.500 famílias, que produzem mel ou que fornecem os apiários para sua produção.

Segundo o CEO da Adams, Marcelo Silva Giffhorn, a procura por mel brasileiro e seus derivados, como o própolis, é enorme. “Graças à assessoria de comércio exterior do Banco do Brasil, que se dedica a explicar os mecanismos de exportação, chegamos a esse resultado. O Proex trouxe uma rapidez muito grande para o nosso negócio, com a antecipação dos recebíveis, o que traz agilidade no fluxo de capital do negócio. Assim, eu consigo adquirir matéria prima de forma mais rápida, fechando todo o ciclo de produção com mais facilidade”, completou.

Graças ao programa, a Ciber Equipamentos Rodoviários conseguiu expandir suas vendas para a América Central e África. De acordo com o gerente administrativo e financeiro da Ciber, Flávio Machado, os juros oferecidos pelo Proex são imbatíveis. “Por conta do financiamento a custos tão baixos, oferecidos pelo programa, nós conseguimos oferecer taxas de parcelamento muito competitivas em relação às dos mercados europeus e norte-americanos”, completou.

Segundo Jacson Cirino, diretor presidente da Móveis Doripel, a parceria com o Banco do Brasil é fundamental, pois o baixo custo dos benefícios oferecidos pelo programa Proex são indispensáveis para fomentar o negócio. “O Banco do Brasil se tornou o principal banco da empresa, é nosso impulsionador. E como tem escritórios nos outros países, nos traz muita segurança”, destacou.