ApexBrasil leva os sabores da Caatinga à Expo 2020 Dubai



ApexBrasil leva os sabores da Caatinga à Expo 2020 Dubai

28 de janeiro de 2022 – O Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai tem servido de passarela para o talento de chefs de cozinha brasileiros. Desde o início do evento, elesestão promovendo o sabor brasileiro no evento realizado nos Emirados Árabes Unidos. A divulgação da gastronomia nacional é parte da estratégia da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que envolve não apenas a divulgação do talento de nossos Chefs, mas também de ingredientes brasileiros exportados à região do Oriente Médio.

Para isso, e para estabelecer uma ponte com as temáticas do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai, a Agência optou por trabalhar a culinária brasileira por biomas. Já foram representados o Pantanal e o Cerrado pela chef baiana Luciana Berry, campeã do reality Top Chef Brasil 2020, e pelo chef Ian Baiocchi, um dos melhores da região Centro-Oeste, respectivamente. Os cooking shows são realizados em parceria com a CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira) e o Ministério das Relações Exteriores.

A próxima estrela no cardápio da Expo será o menu da Caatinga, que chegará com seus perfumados sabores pelas mãos do chef Rodrigo Oliveira, que está à frente do Mocotó, restaurante de cozinha sertaneja, em São Paulo. O local foi inaugurado pelo pai, Zé Almeida, em 1973. O restaurante ocupa o 23º lugar na lista do Latin’s Americas 50 Best que reúne os melhores restaurantes da América Latina pela revista britânica Restaurant (2021), recebeu o selo de Bib Gourmand pelo Guia Michelin e o prêmio de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” pelo World Restaurant Awards em 2019.

Há mais de duas décadas Rodrigo promove a valorização da culinária sertaneja no país e em 2008 recebeu o prêmio Chef Revelação da revista Prazeres da Mesa. É conhecido por ter criado o dadinho de tapioca, um petisco que se espalhou por todos os cantos do Brasil. O chef tem também duas unidades do Mocotó Cafe e o Balaio IMS, restaurante de cozinha brasileira dentro do Instituto Moreira Salles.

Em setembro de 2021, inaugurou o restaurante Caboco em Los Angeles, no Art District, em parceria com o Chef Victor Vasconcellos. O restaurante tem como base a gastronomia tradicional brasileira e usa ingredientes locais, valorizando a sazonalidades dos produtos. A casa serve clássicos como os dadinhos de tapioca e torresmo.

Confira o cardápio

Pratos

Entrada: Cuscuz com legumes, folhas, granola de milho salgada, ovo pochê

Principal: Baião-de-dois, carne-de-sol artesanal, cebola roxa

Sobremesa: Umbuzada – creme de umbu, geleia de umbu, sorbet de umbu, chocolate branco

Sobre os ingredientes/pratos:

  • Baião de dois – prato que tem relação com o baião, dança típica do nordeste brasileiro, e SUA base combina o arroz e o feijão.
  • Umbu – o umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) é uma árvore do semiárido brasileiro que está integrada há bastante tempo aos hábitos alimentares da população. No Brasil colonial seu nome remetia à palavra tupi-guarani y-mb-u, que significa “árvore que dá de beber”. Foi chamada de “árvore sagrada do Sertão” pelo emblemático escritor brasileiro Euclides da Cunha, uma referência a sua característica de armazenamento de água, especialmente da raiz, qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de seca no seu habitat natural, a Caatinga.