Empresas brasileiras apresentarão seus produtos em 41 feiras internacionais de alimentos e bebidas em 2022
ApexBrasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério das Relações Exteriores realizarão eventos em 32 cidades de 22 países diferentes
Responsável por um aumento de 19,7% no faturamento de suas exportações em 2021, o agronegócio brasileiro é um dos mais reconhecidos no mundo, cuja produção ajuda a garantir a segurança alimentar do planeta. Para alavancar a conquista de novos mercados e fidelizar os atuais compradores estrangeiros, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão organizando a participação do Brasil em 41 feiras internacionais especializadas em alimentos e bebidas em 2022. Nunca o país participou de tantas feiras internacionais do setor como neste ano.
Empresários do segmento vão expor seus produtos em 41 feiras distribuídas em 32 cidades de 22 países diferentes neste ano, começando pela Winter Fancy Food, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e a ProdExpo, em Moscou, capital da Rússia, entre 6 e 11 de fevereiro. De 13 a 17, ocorre a Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, reunindo 114 empresas brasileiras mobilizadas pela ApexBrasil, pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Destacam-se ainda a SIAL América, que ocorrerá em Las Vegas, em março, SIAL Paris, em outubro, e a CIEE China, em novembro, em Xangai. Essas feiras concentram um grande número de empresas brasileiras participantes.
Novos negócios
A ApexBrasil, o MAPA e o MRE disponibilizarão aos empresários preparação e estrutura antes e durante os eventos, como estande, espaços de networking, recepcionistas, material promocional e tradutor. A participação nesses eventos faz parte da estratégia desenhada pelos órgãos em parceria com o setor privado brasileiro. O plano congrega desde qualificação, passando por ações de inteligência de mercado até atividades finais de promoção comercial.
“O calendário de feiras dos últimos dois anos acabou sendo parcialmente prejudicado por causa da pandemia, impossibilitando a participação presencial em inúmeros eventos. A ApexBrasil, o MAPA e o MRE apostam na retomada dessas agendas e confiam no setor privado brasileiro. São 41 feiras internacionais do setor de alimentos e bebidas, o maior número de feiras da história organizadas pelos parceiros. Isso demonstra o quanto reconhecemos o potencial das empresas brasileiras e o quanto confiamos na competitividade do produto brasileiro para alavancar as exportações do nosso país em 2022”, afirma o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Márcio Rodrigues.
Empresários interessados em participar das feiras internacionais podem se inscrever no site da ApexBrasil, no link https://crm-apps.apexbrasil.com.br/orgbdeab873/inscricao-eventos/evento/feiras-de-agronegocios-2022/0584b2e7-d7d1-4bde-959e-cc0ab6628000. Por lá, é possível tirar dúvidas gerais e acessar a regulamentação de cada evento. Até março, parte das feiras está com as inscrições abertas, porém, com fila de espera.
“As feiras internacionais são excelentes oportunidades para ampliar a visibilidade dos produtos brasileiros, promover negócios e aprofundar o conhecimento sobre mercados-alvo e tendências internacionais”, destaca o secretário-adjunto de de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jean Marcel Fernandes.
Para o Itamaraty, a organização de missões empresariais e a participação em feiras são os mais tradicionais instrumentos para a divulgação de alimentos e bebidas brasileiros em mercados internacionais. A montagem de pavilhões brasileiros nos principais eventos de promoção do agronegócio permite às empresas nacionais prospectar oportunidades, conhecer os mercados de destino de seus produtos, distribuidores e concorrentes estrangeiros, bem como fechar negócios e manter relacionamento com clientes já estabelecidos. “Ao reunirem grande número de atores relevantes em um mesmo ambiente, as feiras internacionais conferem visibilidade às marcas brasileiras e contribuem para a consolidação da imagem do país como fornecedor estratégico de produtos seguros e de alta qualidade, produzidos de forma sustentável”, disse o órgão.
Exportação de alimentos
As vendas internacionais impulsionam os setores produtivos da economia brasileira, auxiliando na geração de empregos e promovendo a imagem do Brasil no exterior. Dentro da balança comercial, que teve resultado superavitário de US$ 61,4 bilhões em 2021, diversos subgrupos do setor de alimentos e bebidas obtiveram destaque. O segmento de frutas e nozes não oleaginosas, por exemplo, atingiu pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão, sendo o continente europeu o maior comprador. Com crescimento de 27,6% em relação a 2020, produtos de panificação, pastelaria, bolos e biscoitos atingiram patamar inédito, com US$ 159,9 milhões.
“Os resultados de 2021 são reflexo não só de condições externas econômicas, como a cambial, mas também do próprio potencial do agronegócio brasileiro. Mesmo no contexto de pandemia, tivemos todas as cadeias produtivas do setor ativas e dinâmicas, implementando medidas necessárias de proteção de seus colaboradores. Além disso, temos práticas de sustentabilidade reconhecidas no mundo todo, que também garantem credibilidade aos produtos brasileiros em 2021. Nossas ações estratégicas das marcas setoriais divulgam ao mundo a qualidade da produção do Brasil”, diz o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Márcio Rodrigues.
O Brasil é um dos países que mais exporta alimentos para o mundo e as feiras internacionais do setor são uma oportunidade para consolidar a imagem do produto brasileiro no Exterior e fechar novos negócios. O alto número de exposições pode ajudar o país a alavancar ainda mais as exportações e a produtividade internamente.
“A participação brasileira nessas feiras traz efeitos de curto, médio e longo prazos. No curto, em alguns casos, há compradores que fazem pedidos na hora pelo simples fato do fornecedor estar lá disposto a fechar negócio no mesmo momento. No médio e no longo prazo, há efeitos de imagem para o nosso produto. Estar lá presencialmente mostra que o Brasil produz alimentos e bebidas de qualidade. Participando anualmente dessas feiras nos fazemos presentes, fixamos nossa imagem. E, para as empresas, abre portas que poderiam não ser abertas sozinhas”, ressaltou Jean Marcel Fernandes.
A ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos. Ao longo de 2021, a agência apoiou um total de 14.741 empresas brasileiras, por meio dos diversos serviços ofertados, chegando a um resultado 1,8% superior ao alcançado em 2020. Desse total de apoiadas, 5.639 são novas entrantes, ou seja, empresas que não participaram de nenhuma ação da ApexBrasil em 2020.
A atuação da agência junto às empresas brasileiras se desdobra em três grandes programas finalísticos: qualificação empresarial, promoção comercial e internacionalização. A retomada gradual dos eventos presenciais em 2021 permitiu que a ApexBrasil voltasse a incentivar e conduzir a participação de empresas brasileiras em feiras, missões prospectivas e comerciais e rodadas de negócios, entre outras ações de promoção comercial.
O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores, entidades de classe.