O mercado de carros elétricos em meio à disputa comercial China-UE
Com o objetivo de proteger a indústria de carros elétricos da China, a Comissão Europeia abriu uma investigação em outubro de 2023 alegando subsídios do governo chinês na produção de veículos elétricos e estabeleceu alíquotas de até 37,6% para as fabricantes chinesas.
A investigação de subsídio fez com que a China levasse a União Europeia ao mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 9 de agosto, com o argumento de que as ações europeias são ilegais frente às leis de comércio internacional.
Contudo, para evitar altas tarifas impostas pela UE, os principais fabricantes chineses de veículos elétricos e um grupo da indústria que os representa propuseram os chamados “compromissos” concordando sobre restrições de preço e volume à Comissão Europeia.
A SAIC, parceira chinesa da Volkswagen enfrentará a maior taxa — 35,3% em vez de 36,3% já que não cooperou nas investigações de subsídio. A Comissão estabeleceu também que todos os outros fabricantes que não cooperarem na investigação enfrentarão a mesma taxa aplicada aos seus veículos.
A Comissão Europeia informou aos fabricantes sobre as novas taxas por meio de um processo chamado “redisclosure” antes da votação conjunta dos países da UE para confirmar as taxas pelos próximos cinco anos.
A Tesla, que solicitou e recebeu inspeções separadas pela Comissão, terá sua taxa reduzida de 9% para 7,8%. A Geely, proprietária da Volvo, terá uma queda de meio ponto percentual, de 19,3% para 18,8%. Para a BYD, o nível da tarifa permanece em 17%, conforme divulgado em junho. Essas tarifas são adicionadas aos 10% de imposto alfandegário que a UE aplica a todos os carros fabricados fora do bloco, independentemente do tipo de motor.
Recentemente, o chefe de comércio da UE, Valdis Dombrovskis, e o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, não conseguiram chegar a um acordo e a Comissão pretende enviar suas recomendações finais para um voto confirmatório pelos Países membros em aproximadamente 10 dias.