Sustentabilidade do Couro Brasileiro é tema de palestra na Alemanha



Sustentabilidade do Couro Brasileiro é tema de palestra na Alemanha

O comitê organizador do 35º Congresso da IULTCS (International Union of Leather Technologists and Chemists Societies), que ocorrerá em Dresden, na Alemanha, aprovou o trabalho científico sobre a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) para apresentação no evento. A aceitação inclui explanação por meio de palestra e publicação na coleção de artigos da conferência – a mais importante de seu segmento.  O CSCB tem o apoio do projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.

O trabalho é de autoria de Álvaro Flores, coordenador do CSCB, que fará a apresentação em Dresden, entre os dias 25 e 28 de junho. Ele explica que o artigo traz coleta e análise de indicadores da certificação, desde o início de sua implantação na indústria brasileira até os dias atuais. “Será a oportunidade de compartilharmos com a comunidade científica os resultados que já observamos e também captarmos informações que sejam importantes e atuais para o enriquecimento da certificação e, assim, da eficiência e produtividade do setor no Brasil”, explica. Este é o terceiro congresso em que o CSCB é apresentado: em 2018, a certificação foi o único case brasileiro mostrado no Congresso Internacional do Calçado, em Portugal, e, em 2015, foi lançada na edição brasileira do congresso da IULTCS.

Esta 35ª edição do Congresso da IULTCS é organizada pela União Alemã de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (VGCT) e tem o patrocínio do projeto Brazilian Leather. Veja a programação prévia e informação sobre inscrições em: iultcs2019.org

Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br