Texbrasil deve fechar USD 370 mil em vendas no Veste Rio
De 24 a 28 de abril, um grupo com oito compradores internacionais participou, a convite do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) –, de agenda de negócios na cidade do Rio de Janeiro. A imersão de cinco dias apresentou aos compradores uma seleção de marcas cariocas, incluindo presença no salão Veste Rio, além de visitas externas. Os compradores declararam ter realizado USD 225 mil em negócios na viagem. As expectativas para os próximos 12 meses são de USD 370 mil.
No grupo internacional, nomes como Marcia Henrique, da loja portuguesa Espace Canelle; Pooneh Mohazzabi, da norte-americana Jogo Living; Pamela Fernandez, da Paraguay Bikinis; Dina Ghorayeb, do showroom libanês Fashion Jardin; Gian Marco Guatteri e Suelen Guatteri, da francesa Brazilian Bikini Shop e Guido Melo e Amy Melo, da australiana Melko.
A agenda desenhada pela equipe de promoção comercial do Texbrasil contou com reuniões externas nas lojas Farm, A. Niemeyer e Adriana Degreas e visitas diárias aos estandes das marcas brasileiras que participaram do Veste Rio.
O evento, promovido pela Revista Ela, do jornal O Globo, em parceria com a revista Vogue Brasil, reuniu empresas do Programa, entre elas a Bikiny Society, Blue Man, Haight, Haes, Praya, De Chelles, Despi, Blue Man, Karla Vivian, Lucidez, Maria Pavan, T. Arrigoni, U.V Line, Victor Dzenk e a Emi Beachwear. Juntas, as marcas declararam USD 2,8 milhões em negócios durante o evento, sendo que as expectativas para os próximos meses são de USD 4,4 milhões.
De acordo com a Marcia Azzi, da empresa Lucidez, receber o grupo internacional foi muito importante para a estratégia de internacionalização da marca. “São contatos valiosos os que realizamos com os compradores internacionais. Por isso, agradecemos a todos da equipe do Programa por trazer um grupo tão diverso e de ótimos mercados-alvos”, conta.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).