#BeCreative: o projeto Design Export ajuda empresários a adotarem o design como parte da cultura organizacional


Sem categoria
#BeCreative: o projeto Design Export ajuda empresários a adotarem o design como parte da cultura organizacional

Desde 2013, a Apex-Brasil desenvolve o projeto Design Export, uma iniciativa que estimula a produção de produtos inovadores e com design diferenciado, sempre voltados à exportação. O programa realiza consultorias, capacitação, apoio técnico e financeiro para que a qualidade do desenho de produtos e embalagens passe a fazer parte da cultura organizacional das empresas.

Nos últimos dois anos, a Agência firmou parceria com o Centro Brasil Design (CBD) para aprimorar o projeto. Nesse período, o programa chegou a 60 cidades de sete estados brasileiros e auxiliou a criação de 100 produtos. Para este ano, o Design Export vai atuar nas cinco regiões do Brasil e atenderá 200 empresas, todas selecionadas por meio de editais.

Os primeiros projetos da segunda edição do programa já começam a aparecer. É o caso da Gut Sapatinhos, empresa de Santa Catarina que fabrica sapatos de bebês. Presente no mercado boliviano e chileno, a marca buscou ajuda do Design Export para concorrer nos Estados Unidos.

Com apoio do escritório Papelaria, a Gut Sapatinhos desenvolveu uma nova linha de embalagens para seus produtos. O design do invólucro foi pensado com um conceito de sustentabilidade e reaproveitamento. As chamadas famfoot se transformam em porta retrato ou máscara para a criança brincar. A expectativa é que as embalagens estejam nas lojas americanas até junho.

“A participação no programa foi ótima, o escritório de design e o consultor se mostraram sempre dispostos a contribuir com o projeto, realizando as etapas de forma excelente. Foi um passo muito importante para a inserção da marca no mercado americano. Viajei recentemente para os EUA e já montamos a estratégia de Go to Market com uma equipe na Flórida”, diz o Francisco de Assis Maffezzoli, diretor da empresa.

Para Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, a instituição tem orgulho de promover o design nacional no exterior. “A maioria das empresas do programa está contratando design pela primeira vez. Estimular o design como ferramenta de competitividade permite que as indústrias inovem e tenham mais resultados”, comenta.