#BeCreative: produtora paulista ganha vários prêmios com comercial de carro
Casos de Sucesso
Uma picape 4×4 acelera, como se não houvesse amanhã, pelas estradas da vida. Ela é perseguida por guerreiros que parecem ter saído de um dos reinos da série Game of Thrones. Eles atiram bolas de fogo no veículo. A picape escapa e acelera ainda mais. O carro ganha o deserto e, ali, tenta não ser alcançado pelas flechas atiradas por bárbaros trajados como figurantes do filme Coração Valente. Não acabou. Cybervilões no melhor estilo Mad Max juntam-se ao grupo e atiram bombas de seus tanques de guerra.
A picape é cercada, mas não se faz de rogada. Ela acelera e impõe medo aos seus algozes. A frase “Chegou o maior casca-grossa da história” encerra a aventura do premiado anúncio “Watermopilasgrado”, da agência de publicidade Afrika. Produzido pela empresa paulista Saigon, o filme, que trata da All New L200 Triton Sport, da Mitsubishi, tem nome que mistura as míticas batalhas de Waterloo, Termópilas e Stalingrado.
A Saigon faz parte do FilmBrazil, um projeto de produção publicitária fruto de parceria entre a Apex-Brasil e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) cujo objetivo é possibilitar às produtoras a participação em festivais de publicidade de todo o planeta. A participação se dá por meio de inscrição patrocinada pela Apex-Brasil para uma produtora selecionada pela associação.
A Apex-Brasil também se responsabiliza pela comunicação e marketing nos eventos e palestras, além de organizar rodadas de negócios e ações de relacionamento. “Em algumas ocasiões, organizamos encontros de relacionamento e convidamos empresários, produtores e diretores de marketing, entre outros, para ajudar as produtoras brasileiras a fazer networking”, explica Deborah Rossoni, gestora dos projetos de audiovisual da Agência.
O projeto FilmBrazil é uma parceria com a Agência desde 2005 e tem o objetivo de promover o Brasil, a produção e os talentos brasileiros no exterior. “O caso ganhou vários prêmios internacionais e o Vellas, diretor do anúncio, é um profissional muito talentoso, um dos mais requisitados no mercado nacional”, afirma Marianna Souza, gerente do projeto FilmBrazil, responsável por uma série de ações de comunicação, promoção, negócios e de formação junto às produtoras brasileiras.
O projeto, aliás, define a ida das produtoras para determinados eventos, dependendo do nível de maturidade da empresa. “Se ela está pronta para ir, ela vai. Se ainda é iniciante a produtora pode participar do WHEXT (What´s Next), um evento com uma série de convidados brasileiros e internacionais que conta com palestras e workshops voltados para a área e costuma ocorrer em outubro, em São Paulo”, conta Marianna.
A Saigon reconhece a importância da parceria com a Agência e a Apro. Segundo comunicado da produtora por e-mail ao Blog da Apex-Brasil, “a FilmBrazil é fundamental para os associados APRO no que diz respeito a representação da marca Brasil no mercado internacional, seja para quem quer oferecer full service ou production service", diz a nota.
Saiba Mais
Produção – A peça publicitária foi filmada em locações no interior do estado de São Paulo, próximas à cidade de Taubaté, e contou com um elenco de mais de 300 pessoas, todos brasileiros. Foram quase cinco diárias de filmagem, com direito a explosões e até uma catapulta atirando bolas de fogo. Houve, ainda, incêndios, cavalos e uma cena de capotamento. As gravações incluíram veículos customizados, dublês, equipe de efeitos de maquiagem e figurinos especiais em uma operação que envolveu cerca de 150 técnicos cinematográficos. Entre produção e pós-produção, o filme demorou dois meses e meio para ser finalizado. Em pós-produção, foram recriados tanques de guerra, helicópteros, paraquedistas e até um gigante. Toda a produção foi integrada criando várias sequências de batalha.
Créditos – A superprodução foi realizada pela Saigon Filmes com direção de Vellas, além de Pierre de Kerchove na fotografia. A pós-produção é da Nash Production e a trilha quem assina é a Big Foote Music.
Prêmios – O filme faturou prêmios nos festivais Ciclo Latino, El Ojo, Lusófonos e Wave. Entre as estatuetas, destacam-se Efeitos Visuais, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Direção de Arte e Filme para TV e cinema. A Saigon é uma produtora de filmes publicitários criada em 2014.
Confira o anúncio no link: https://www.youtube.com/watch?v=x50l1cCMLhA
Confira mais casos de sucesso de empreendedorismo brasileiro no exterior: www.bebrasil.com.br/pt