Livro ajuda a entender as razões que levam alguns países a serem tão ricos e outros tão pobres
Sem categoria
Nossa dica de hoje é um livro lançado há apenas cinco anos, mas que já se tornou um pequeno clássico da política, da economia e da história. “Por que as nações fracassam”, dos professores Daron Acemoglu e James Robinsson, desvenda porque alguns países são tão pobres e outros tão ricos. A sugestão partiu do gestor de projetos da Apex-Brasil Claudio Borges, que vê na publicação uma boa ferramenta de orientação para quem atua no comércio exterior.
O argumento central de “Por que as nações fracassam” reside na diferença entre instituições econômicas inclusivas e extrativistas. Segundo os autores, instituições econômicas inclusivas são aquelas que permitem que a riqueza seja disseminada pela sociedade, enquanto instituições econômicas extrativistas são aquelas que concentram a renda em uma elite privilegiada.
A partir dessa premissa os autores analisam nações da Ásia, da África, Europa e do continente americano, sempre passando por momentos decisivos da história, como a Revolução Industrial, a Guerra de secessão dos EUA ou a transformação da China por Mao Tsé-Tung.
O livro traz surpresas e derruba alguns mitos. “A gente sempre fala que a sorte do EUA foi ter sido colonizados pelos ingleses, protestantes enquanto que países como os da América do Sul, por católicos da península Ibérica, que nos tornam cartoriais, burocratas. O livro mostra que as coisas não são tão simples assim”, explica Claudio.
Para o gestor, o livro foi uma fonte importante para ajudá-lo a entender melhor alguns países. “Para quem trabalha de alguma maneira com comércio exterior, o livro ajuda a conhecer a história e a formação de cada parceiro ou cliente do Brasil”, diz. “Isso é interessante, na medida em que quando você tem conhecimento sobre essas nações e regiões, fica mais seguro em suas escolhas e estratégias de negócios”, diz.