“100 Startups to Watch”: 24 contam com apoio da Apex-Brasil
Levar a inovação brasileira para o mundo é um dos propósitos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Já foram atendidas pela Agência nos programas de internacionalização ou de atração de investimentos cerca de 25% da recém-divulgada lista das startups mais promissoras em inovação: “100 Startups to Watch”, mapeada por representantes das revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS, da Editora Globo, em parceria com as consultorias Corp.vc e EloGroup.
A Apex-Brasil trabalha com o objetivo de conectar empresas brasileiras e potenciais compradores ou investidores e também de minimizar os riscos para as companhias (ou statups, no caso), que querem abrir operações no exterior: é a chamada internacionalização.
“Ficamos orgulhosos em saber que cerca de um quarto dessa lista já passou por algum de nossos projetos. Para nós, significa que o portfólio de empresas que estamos apresentando ao mercado internacional é o melhor possível”, comemora a coordenadora de Internacionalização da Apex-Brasil, Paula Gomes.
Entre os projetos que a Apex-Brasil tem para as startups, o de internacionalização é dos mais procurados. “Quando uma empresa quer abrir operações e m outros países, ela precisa entender muito bem o ecossistema para onde vai. É importante considerar fatores como leis trabalhistas, impostos a serem pagos, qual o marco regulatório local, se há mercado para o produto que será oferecido e quem são os concorrentes”, explica Paula. “No caso de startups, as coisas costumam ser um pouco mais complexas, pois há um potencial de crescimento muito grande, mas que vai depender demais do ecossistema em que ela está inserida para crescer”, explica.
Foi pensando na importância de atender a este público específico que a Agência se juntou com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Economia, o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para lançar o StartOut Brasil, programa de internacionalização desenhado exclusivamente para atender startups brasileiras que desejam estabelecer uma base em outro país. O programa proporciona aos empreendedores capacitação e mentoria personalizada de acordo com a oportunidade e interesse da empresa com o mercado alvo; participação em missão com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e ainda um apoio pós-missão para definição de estratégia de internacionalização e/ou softlanding no mercado-alvo.
O programa é destinado a startups brasileiras já estabelecidas, que já tenham faturamento e que tenham uma equipe 100% dedicada ao negócio, fluência em inglês (a fluência no idioma do país de destino é desejável, mas não essencial) e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no país.
As startups são avaliadas levando em consideração o grau de inovação, mapeamento preciso do ecossistema que ela está interessada e maturidade da empresa e equipe.
Investimentos
As startups que procuram investimentos para crescer e dar asas aos seus projetos contam com o apoio da equipe de atração de investimentos, que oferece diversos treinamentos para que os empreendedores possam aperfeiçoar seu “pitch” (apresentação rápida feita por quem procura investimentos) e oportunidades para conectar investidores e startups, como os Demo Days e rodadas de investimento, geralmente organizados em grandes eventos como o Corporate Venture in Brasil. São diversos projetos que buscam, não só conectar grandes e pequenos investidores com quem precisa desse apoio, como também atrair para o Brasil a atenção (e o capital) de quem quer investir em startups promissoras.
Além disso, parcerias tecnológicas e provas de conceito entre indústria, empresas estrangeiras e as brasileiras do setor de e tecnologia são outros projetos do portfólio da Apex-Brasil na área de atração de investimentos e inovação.