14 empresas brasileiras de vestuário marcam presença na Coterie



14 empresas brasileiras de vestuário marcam presença na Coterie

Entre os dias 15 e 17 de setembro, uma delegação com 14 empresas brasileiras desembarcam na cidade de Nova York, Estados Unidos. As marcas participam da feira de vestuário e acessórios Coterie com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) e do Fashion Label Brasil — programas de internacionalização realizados por meio de parcerias entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a  Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas), respectivamente.

Entre as empresas que vão apresentar as coleções de verão 2020 no evento estão as marcas do Texbrasil (Charmosa, Colcci, Haes, Juliana Sanmartin, Maria Pavan, PatBo, Rio de Sol e Skazi) e do Fashion Label Brasil (Glorinha Paranaguá, Iorane, Lavish, Paula Torres, Ryzi e SERPUI).

Uma das empresas que vão marcar presença é a Rio de Sol. Esta é a primeira edição da especializada em moda praia na Coterie. Gian Guatierri, dono da Rio de Sol declarou que as expectativas da estreia da empresa no mercado são as melhores.

“A nossa competitividade não será pelos preços, uma vez que o mercado norte-americano tem altas taxas, mas pela qualidade e criatividade dos nossos produtos”, conta Gian. Ele afirma ainda que a pontualidade de entrega da Rio de Sol jogará a favor na hora da conquista dos clientes.

Já a SERPUI é veterana na Coterie; a marca participa da feira parisiense há mais de 15 anos. “A Coterie foi, sem dúvidas, uma grande vitrine do meu trabalho para o mercado internacional. Ao longo desses anos, conseguimos fidelizar os clientes americanos, levando brasilidade através de nossas bolsas coloridas e alegres. O comprador internacional percebe que somos uma marca brasileira graças a esse DNA inovador e divertido”, conclui Serpui Marie, designer da marca.

A gerente executiva do Texbrasil, Lilian Kaddissi, comenta sobre a participação brasileira na feira: “Estamos há quase 20 anos apoiando empresas do Programa no evento. Esse trabalho gerou frutos, principalmente junto aos compradores norte-americano que já tem relacionamento com muitas marcas”.

Lilian explica ainda que a frequência brasileira também agrega na imagem dos produtos nacionais no mercado de vestuário. “Os americanos já conhecem o nome de muitas marcas brasileiras. A plataforma de negócios é uma verdadeira vitrine neste sentido”, finaliza.

Sobre o Fashion Label Brasil


Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.

Sobre o Texbrasil


O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Sobre a ABEST

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.

Sobre a Apex-Brasil


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.