1ª feira virtual do Latitude tem resultados positivos e alcança público de 23 países



1ª feira virtual do Latitude tem resultados positivos e alcança público de 23 países

Com público de 23 países diferentes que prestigiou as exposições das 54 galerias nacionais que participaram da Latitude Art Fair em setembro, o primeiro evento virtual do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad , projeto que é uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi considerado um bom começo para os organizadores.

A maioria dos visitantes eram do Brasil (77,63%), mas a presença de pessoas dos EUA (12,84%), França (1,31%), África do Sul, Austrália e Ashmore e Cartier Island (todos com 0,73%) também foi confirmada em um levantamento feito pela plataforma Artsy, que abrigou o evento. Chamou atenção o registro de visitações vindas de países como Egito e Índia, além dos países alvos do projeto, como o já mencionado EUA, Reino Unido, Espanha, Argentina e Suiça.

A página dedicada à feira no Artsy teve mais de 35 mil acessos no período de realização da Latitude Art Fair (23/09 a 14/10) e as galerias receberam mais de 100 solicitações para informações das obras e artistas, sendo que 65% delas receberam pelo menos 1 solicitação. Foi registrado ainda o interesse por 71 colecionadores inscritos na plataforma e 44 vendas concretizadas através da Artsy. A iniciativa contou com um plano de divulgação que incluiu os principais veículos internacionais especializados em arte.

“Estamos muito felizes com o resultado de nossa primeira feira virtual, principalmente na diversidade do público atingido, mostrando que o Latitude está no caminho certo de seu principal foco, que é levar a cada vez mais fronteiras a arte contemporânea brasileira. A indústria da arte nacional cada vez mais tem se profissionalizado e se reinventado – principalmente nos últimos meses – e todo esse trabalho merece reconhecimento internacional. A Latitude Art Fair provou que o que não falta na arte contemporânea nacional é potencial para estar entre os mercados de arte mais renomados do mundo”, afirma Luciana Brito, Presidente da ABACT.

Confira abaixo todos os países que visitaram a Latitude Art Fair

1.            ÁFRICA DO SUL: 0,73%

2.            ALEMANHA: 0,39%

3.            ARGENTINA: 0,75%

4.            ASHMORE E CARTIER ISLAND: 0,73%

5.            AUSTRÁLIA: 0,73%

6.            BRASIL: 77,63 %

7.            CANADÁ 0,17%:

8.            CHILE: 0,17%

9.            COLÔMBIA

10.          CORAL SEA ISLAND: 0,73%

11.          EGITO: 0,52%

12.          EQUADOR

13.          ESPANHA: 0,46%

14.          ESTADOS UNIDOS: 12,84%

15.          FRANÇA: 1,31%

16.          ÍNDIA: 0,19%

17.          IRLANDA: 0,35 %

18.          ITÁLIA:0,52%

19.          JAPÃO:

20.          NETHERLANDS: 0,21%

21.          PORTUGAL: 0,62

22.          SUÍÇA: 0,27%

23.          UK: 0,71%

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 54 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural. O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano. Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.