Mais de 50 empresas brasileiras participam da SIAL China



Mais de 50 empresas brasileiras participam da SIAL China

Segmentos do Agronegócio e da indústria de Bebidas e Alimentos são os focos da feira, que é a maior da China nesse ramo e uma das maiores do mundo. Após o evento, delegação segue para a Coréia do Sul

Começou no dia 14 de maio a SIAL China, maior evento dos setores de Agronegócio, Bebidas e Alimentos do gigante asiático, e mais de 50 empresas brasileiras vão encarar o desafio de negociar seus produtos em um dos maiores mercados do mundo e hub para boa parte da Ásia. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza o Pavilhão do Brasil, com 26 expositores. O grupo se soma a 16 empresas que integram o estande organizado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), por meio do projeto Brazilian Beef (parceria com a Apex-Brasil) e às nove agroindústrias  produtoras e exportadoras de aves e de suínos que estão no evento por meio dos projetos Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, parcerias da Apex-Brasil com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em 2018, o evento contou com 3,4 mil expositores de 70 países e mais de 110 mil visitantes. A SIAL China é uma plataforma que permite testar a receptividade dos produtos diante do público chinês, realizar contatos de negócios e ver, na prática, o que os principais concorrentes estão realizando para conquistar aquele mercado.

Para se ter uma ideia da representatividade chinesa, estima-se que o crescimento do PIB do país supere 6% ao ano até 2020 e que os gastos totais dos consumidores chineses devem crescer 9,1% ao ano, em média, entre 2016 e 2020. Esse crescimento será impulsionado pelas classes de renda média-alta e alta, sobretudo os consumidores nascidos nos anos 80 e 90 (millennials), faixa da população mais propensa a experimentar novos produtos. Além disso, a região de Xangai, onde se realiza a SIAL China 2019, é uma das Zonas Econômicas Especiais do país e uma das mais populosas cidades chinesas, importante hub para realização de negócios. Estar presente em Xangai significa a possibilidade de estabelecer a operação de distribuição para outras regiões da China.

Por isso, na agenda da viagem também está incluída uma visita ao Porto e Armazéns da Zhangjiagang Free Trade Zone, uma apresentação detalhada sobre operação e oportunidades na Zhangjiagang Free Trade Zone e ainda seminário com especialistas no mercado local que falarão, inclusive, sobre como aproveitar as plataformas de e-commerce, que é onde os chineses mais consomem produtos. As vendas totais do varejo na China foram de US$ 499 bilhões em 2017, um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior. Estima-se que o mercado online praticamente dobre de tamanho até 2022, atingindo um tamanho próximo à US$ 1 trilhão.

Depois da participação na SIAL China 2019, parte da delegação brasileira seguirá para a Coréia do Sul, onde 10 empresas participarão da Seoul Food & Hotel, maior feira dos setores no país, que recebeu, em sua última edição, 45 mil visitantes e 600 expositores de 36 países. As iniciativas combinadas aos mercados chinês e sul-coreano são parte da estratégia da Agência de impulsionar a agregação de valor da pauta exportadora brasileira para a região mais dinâmica do mundo, em termos de crescimento do consumo, na medida em que boa parte das empresas promoverão produtos processados ou prontos para o consumo.

 

SERVIÇO

FEIRA SIAL CHINA – XANGAI, CHINA

Data: 14 a 16 de maio de 2019

Local: SNIEC – Shangai New International Expo Centre, Huamu Road – 3# East Lobby (near

Luoshan Road), Pudong, Xangai, China

Site: http://www.sialchina.com/

Horário de funcionamento da Feira:

– 14 e 15 de maio (9h às 17h)

– 16 de maio (9h às 16h)

Mais informações: (61) 2027.0574/ imprensa@apexbrasil.com.br