3º MOSTRA BID BRASIL ABRE NOVAS OPORTUNIDADES PARA INDÚSTRIA DE DEFESA



A 3º Mostra BID Brasil, realizada de 2 a 6 de setembro em Brasília, recebeu cerca de 3,5 mil visitantes que puderam conhecer soluções e equipamentos tecnológicos produzidos por quase 100 empresas que compõem a Base Industrial de Defesa. O foco do evento foi a geração de novas oportunidades de negócios internacionais para a indústria brasileira. Delegações de países como Angola, Tanzânia, África do Sul, França, Colômbia e Argentina, além de adidos militares de diversos países acreditados no Brasil compareceram à feira.

 

O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), com apoio do Ministério da Defesa. Estiveram em exposição produtos diversos – boa parte deles de aplicação tanto militar quanto civil – como radares, softwares, VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), veículos blindados, alimentos desidratados, sistemas de rastreabilidade, comando e controle, barracas, roupas e sapatos, entre outros.

 

“A inovação e o investimento em tecnologia estão no DNA das empresas do setor de defesa. A Mostra BID Brasil foi uma oportunidade ímpar para mostrarmos ao mundo o nosso nível de desenvolvimento tecnológico. E, também, para realização de negócios para o setor”, afirmou o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.

 

Estudo da Abimde apresentado durante a abertura do evento indica que as empresas do setor devem exportar, em 2014, cerca de US$ 2,8 bilhões em produtos de defesa, um incremento de 8% em relação ao ano passado. A Apex-Brasil e a Abimde são parceiras em um projeto de promoção de exportações do setor, do qual participam 64 empresas que respondem por 68% das exportações do setor. As empresas integrantes do Projeto se beneficiarão, entre 2014 e 2016, de 14 ações de promoção comercial, como a participação nas principais feiras internacionais do setor, como a Idex 2015 nos Emirados Árabes Unidos, a DSEI 2015, na Inglaterra e a Paris Le Bourget, na França.

 

O Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, participou da abertura da Mostra e ressaltou a importância das empresas do setor, com destaque para as 30 Empresas Estratégicas de Defesa (EED) participantes do evento. "Elas são fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia brasileira. Há, inclusive, entidades que estão elaborando patentes para as Forças Armadas", afirmou. O Ministro percorreu a exposição e viu de perto alguns dos projetos prioritários das Forças Armadas, como o lançador de foguetes Astros 2020, o blindado Guarani e o míssil A Darter.

 

Lançamentos e novos negócios

 

A Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) lançou durante o evento o transceptor portátil TPP-1400, um equipamento desenvolvido para atender as necessidades de comunicações seguras de pequenas equipes em operações militares, policiais, de bombeiros, da Defesa Civil e de segurança patrimonial privada.

 

O equipamento inova ao transmitir ruídos por meio da condução óssea (dos ossos do crâneo), de modo que o ouvido e a boca ficam livres, tornando o equipamento compatível com equipamentos como máscaras contra gases, balaclavas, capacetes, entre outros.

 

“Nesta edição da Mostra, recebemos mais visitantes do que no ano passado, principalmente estrangeiros. Foi uma oportunidade de conquistarmos novos clientes e, também, de termos contato com possíveis parceiros fornecedores”, comentou Celestino Kenyu Kanegusuku, chefe do Departamento Comercial da Imbel.

 

Também a IACIT, empresa que trabalha com soluções tecnológicas para automação e controle, gestão de tráfego aéreo e meteorologia, reportou excelentes perspectivas em função da participação no evento. “Recebemos visitantes da Índia, da Turquia, da França, da Tunísia e da Colômbia, interessados em comprar nossos produtos ou desenvolver parcerias”, afirmou João Paulo Maia Ishida, gerente de novos negócios da empresa.

 

A Avionics, fabricante de aviônicos e simuladores de voo, conquistou bons contatos durante o evento, principalmente com compradores da África e da América do Sul. “A exportação hoje já representa 70% do nosso faturamento e tem garantido nosso crescimento. Estamos no projeto da Apex-Brasil/Abimde há cinco anos, com ótimos resultados”, comentou João Batista Vernini, diretor da empresa.

 

Já a Novaer, empresa de São José dos Campos (SP), apresentou o protótipo de um novo avião que tem uso civil e militar e agrega tecnologia de ponta, desenvolvida nacionalmente, em todos os seus componentes.

 

A aeronave será fabricada em dois modelos, uma versão para treinamento militar, com dois lugares, e uma para transporte de passageiros e pequenas cargas, com quatro lugares. O objetivo da empresa é atuar nos mercados civis e militares do Brasil e dos Estados Unidos, país que tem uma grande malha aérea.

 

 

 

Informações para a imprensa

 

Apex-Brasil

Clarissa Furtado (61) 2027-0274 – clarissa.furtado@apexbrasil.com.br

 

ABIMDE

Valéria Rossi (11) 9 9348-8562 – valeriarossi@rossicomunicacao.com.br

Claudia Pereira (11) 9 9415-1457 – claudia.pereira@rossicomunicacao.com.br

 

Ministério da Defesa

César Henrique Arrais – (61) 3312-4301 – cesar.arrais@defesa.gov.br