39 empresas brasileiras têxteis e de maquinários participam da Colombiatex 2019
Entre os dias 22 e 24 de janeiro, acontece a Colombiatex de las Américas, a mais importante feira têxtil da América Latina. Durante o evento, são anunciadas as recentes inovações da indústria têxtil brasileira por meio do lançamento de 39 empresas. Além de oferecer tecidos e insumos para confecção, as empresas apresentam desenvolvimentos tecnológicos em máquinas para processos produtivos mais rápidos em corte e confecção, automação, design e equipamentos com baixo consumo de energia.
As 39 empresas são participantes dos Programas Texbrasil e Brazil Machinery Solutions, parcerias entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ABIMAQ (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos) com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Dentre as empresas do Texbrasil estão a Cataguases; Covolan Têxtil; Rosset: Sancris Linhas, fios, zíperes; Santanense, Cedro Têxtil, Malhas RVB, SantaConstancia, La Estampa Tecidos & Artes, Linhas Trichê, Hudtelfa, Santista, Paramount, Indústria Denim Canatiba, Manequins Expor, Vicunha Têxtil, Nicoletti Têxtil, Incotex, Salotex, Têxtil J. Serrano, Dalila Têxtil, Creora, MPRO, Lunelli Têxtil, Inovadora, Berlan, Estrela Aviamentos, Latina, Eberle-Mundial e Pelican Têxtil.
Já as empresas do Brazil Machinery Solutions são Audaces; Orizio, Castilho; Censi; Comelato Roncato; Delta; Inarmeg; SocioTec e Weko.
Nesta nova edição da feira têxtil, a delegação do Brasil apresenta aos visitantes as tendências para 2019 e seus novos desenvolvimentos através de desfiles na passarela do espaço Brasil. A coleção reúne os insumos das empresas participantes, que foram transformadas em peças únicas, cheias de cores e design, representando o charme e a evolução da moda brasileira.
Uma das principais atrações do Brasil será a exposição virtual sobre a Indústria Brasileira 4.0 e uma experiência de realidade virtual opor uma planta modelo da indústria 4.0, que exalta o país e a importância de sua indústria. Esta experiência é desenvolvida pela ABIT e ABIMAQ em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil, SENAI.
Nesta visita, que será orientada por especialistas brasileiros, os visitantes também podem acessar um espelho virtual. Através de uma câmera, o dispositivo lê as medidas da pessoa, que escolhe o modelo e estamparia.
"A Colômbia é o melhor cenário para mostrar à América Latina os avanços e tecnologias do Brasil na produção têxtil e de confecções. A Colombiatex é a vitrine comercial por excelência que permite que todos os visitantes saibam o que nossas indústrias oferecem de perto”, afirma Rafael Cervone, diretor executivo do Programa Texbrasil. Ele acrescenta: "mesmo este ano, estamos muito entusiasmados com a nossa aliança com o Senai, que possibilita a divulgação da manufatura avançada brasileira para a Colômbia".
De acordo com o diretor-executivo da Divisão de Abimaq Mercado Externo e gerente do programa BMS, Patricia Gomes, o Brasil é uma referência no setor de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil na América Latina, em termos de qualidade, tecnologia e competitividade. "Entre janeiro e novembro de 2018, as exportações do setor para os países da América Latina atingiram US$ 24,3 milhões, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2017, quando atingiram US $ 22 milhões", destaca.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui atualmente cerca de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.