57% DAS TVS VENDIDAS NO BRASIL EM 2017 SERÃO SMART



57% DAS TVS VENDIDAS NO BRASIL EM 2017 SERÃO SMART

A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International divulgou novos dados sobre o mercado de televisores, trazendo como destaque o mercado de televisores com acesso à internet, ou simplesmente, as TVs Smart.

Segundo a pesquisa, o crescimento das TVs Smart é uma tendência global. A Euromonitor estima que 68% dos televisores de todo o mundo possuirão acesso à internet em 2017, um crescimento de 50% na penetração comparado a cinco anos atrás. Os países com as maiores as maiores proporções de Smart TVs em relação ao mercado total de televisores são: Noruega (92%), Arábia Saudita (85%), Emirados Árabes (89%), China (88%) e Reino Unido (86%). 

Netflix influencia vendas de Smart TVs

No Brasil, o índice ainda não chegou ao nível global. Porém, o país está entre aqueles com as maiores taxas de crescimento e, pela primeira vez, mais da metade dos televisores brasileiros serão Smart no país. 

“Comparado a 2012, houve crescimento acumulado de 609% no número de TVs Smart. Colocando de outra maneira, são 17,6 milhões de unidades vendidas em cinco anos”, comenta o analista sênior de pesquisa da Euromonitor, Elton Morimitsu.

Segundo Morimitsu, o crescimento das TVs Smart é influenciado pelo crescimento de serviços de streaming, como o da Netflix. “A Netflix foi um dos principais players do mundo a introduzir o serviço ‘on demand’ aos consumidores. Hoje eles buscam mais conveniência em um televisor, onde ele possa escolher o que assistir e quando assistir. A popularidade de serviços de streaming e o acesso à plataformas sociais como Youtube ajudam à explicar o sucesso das TVs Smart”, afirma.

Smart TVs: Brasil ultrapassará média global em 2022

O crescimento expressivo das TVs Smart no Brasil foi suficiente para alavancar o país no ranking global, passando da 40ª posição para a 29ª em apenas cinco anos. E o progresso do segmento parece não parar por aqui. Segundo dados da Euromonitor, as vendas de Smart TVs continuarão a crescer a uma taxa média anual de 9%. Projeta-se que o Brasil ultrapassará a média global em 2022, quando 91% dos televisores vendidos no Brasil terão acesso à internet.

 

Nota: Dados entre 2018-2022 são projeções
Fonte: Euromonitor International

“O maior acesso da população à Internet vem facilitando esse processo, uma vez que o uso das funções Smart nesses televisores é diretamente relacionado à essa conexão. Com maiores investimentos em aumentar a qualidade de conexão no país, o segmento de Smart TVs só tende a crescer”, finaliza Morimitsu. 

Para saber mais sobre o mercado de eletrônicos, acesse: Key Electronics Trends for 2017

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 80 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.