8 tendências que impulsionam o crescimento africano
A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International apresentou um novo estudo gratuito destacando as principais tendências do mercado varejista africano.
De acordo com o estudo “Eyes on Africa – Understanding the Consumer of Tomorrow”, a inovação na África Subsaariana está levando ao desenvolvimento de novos produtos e serviços em todos os setores de consumo visando enfrentar os desafios que o continente enfrenta.
A Euromonitor International identificou oito tendências que impulsionam a inovação na África Subsaariana. Segundo Matthew Carty, diretor de vendas globais da Euromonitor, essas tendências indicam onde estão as oportunidades de crescimento. “Elas alavancam recursos locais e infra-estruturas que influenciam o fluxo de bens entre os países – ou através da cadeia de suprimentos e nas mãos do consumidor final”, comenta.
1. Atendendo aos serviços básicos: Há um benefício de longo prazo em ajudar as comunidades a obter acesso aos serviços básicos, como água, eletricidade e conhecimentos sobre a agricultura para o desenvolvimento de fazendas.
2. Movimento Rural: A urbanização tem sido a métrica padrão para definir o desenvolvimento de um país. Contudo, o continente tem muito a ganhar olhando as oportunidades dentro das áreas rurais.
3. Sustentabilidade: Em uma região impactada pela secas, calor e enchentes, a sustentabilidade não envolve apenas o uso de produtos reciclados, mas também a questão da escassez de água no continente.
4. Ingredientes locais: Apesar da riqueza de ingredientes disponíveis na África Subsaariana, os ingredientes utilizados ainda são importados de outros países uma vez que o conhecimento técnico para processamento é escasso.
5. Tecnologia: De celulares a hubs e aplicativos, muitos africanos estão usando a tecnologia para criar oportunidades além dos pagamentos móveis.
6. Parcerias e cooperativas: As pequenas empresas estão obtendo sucesso rapidamente na África, com muitas delas baseadas na região e capazes de explorar as necessidades e interesses da comunidade local.
7. Seja muito local: enquanto os africanos estão adotando a tecnologia moderna, eles também querem manter vivas as nuances culturais e sociais.
8. Sistemas criativos de pagamento: sistemas de pagamento estão ajudando tanto as empresas quanto os consumidores a obter acesso às necessidades e serviços básicos.
“O mercado da África Subsaariana enfrenta inúmeros desafios. Porém, os desafios podem ser transformados em conceitos e estes conceitos em oportunidades. As oito tendências colocam a inovação e a provisão de soluções lado a lado. Isso promoverá o empoderamento econômico, permitindo que a África continue sua história como um continente em ascensão”, finaliza Carty.
Para fazer o download na íntegra gratuitamente, acesse: http://bit.ly/2OfAGoi
Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, somos líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferecemos soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em até 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.