ABEST ACOMPANHA LANÇAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EXPORTAÇÃO



ABEST ACOMPANHA LANÇAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EXPORTAÇÃO

 

A ABEST, Associação Brasileira de Estilistas, esteve presente no lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE) ocorrido na quarta-feira (24), em Brasília. Na ocasião, Paulo Lourenço Bartholomei, vice-presidente executivo, representou a entidade que atualmente possui 117 marcas associadas em todo o Brasil, que exportam os seus produtos para aproximadamente 60 países.O Plano Nacional de Exportações tem como principal objetivo aumentar a presença do Brasil no mercado internacional, que é a sétima economia do mundo, mas que ocupa a 25ª posição no ranking do comércio global.

 

Na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) o PNE terá uma importante ferramenta de execução, inteligência e acesso a mercados no exterior, como destaca o seu presidente David Barioni Neto: “No curto prazo, temos o acesso a mercados onde a Apex-Brasil pode auxiliar na capacitação das empresas e em pesquisas sobre potenciais oportunidades; temos a facilitação da exportação através do Portal Único, uma ferramenta espetacular para reduzir a burocracia e acelerar os processos de exportação; e na parte da promoção comercial, estamos imediatamente inserindo as ações junto a nossos escritórios no mundo todo”.

 

“Ao longo de nossa existência sempre promovemos diversas ações para fomentar negócios para a moda brasileira no cenário internacional e nacional. Um plano desta envergadura chega em um momento extremamente importante para nos ajudar a consolidar a imagem de um Brasil com moda criativa, de qualidade e com condições de disputar o acirrado mercado internacional. Entre ações recentes que podemos citar está a inauguração, ao lado da ABIT e da Apex-Brasil, de uma Pop Up Store na Riviera Francesa  que durante três meses terá 16 marcas expondo e vendendo os seus produtos em uma vitrine qualificada de formadores de opinião e de compradores. Já no começo do próximo mês estaremos em Paris, levando algumas de nossas marcas associadas para a Mode City, uma das maiores feiras do segmento de moda praia e lingerie da Europa”, complementa Paulo Lourenço Barthlomei.

 

A Apex-Brasil é parceira de longa data da ABEST e um dos frutos desta sinergia nasceu em 2003, o Fashion Label Brasil. A iniciativa tem o objetivo de posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e do design diferenciado.

 

O programa conta com atividades estratégicas — Projeto Comprador e Imagem, Feiras e Desfiles Internacionais, Projeto Showroom, além de ações especiais —, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

 

Vale destacar que em 2014 as exportações da ABEST fecharam em US$ 11,35 milhões, e as de moda praia em US$ 5,6 milhões (crescimento de 17,5% em relação a 2013).

 

Sobre a ABEST

 

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 117 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

 

Sobre a Apex-Brasil

 

A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.  A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

 

Informações para a imprensa

MktMix Assessoria de Comunicação

Tania Otranto/ Balia Lebeis/ Roberto Ethel

Leonardo Souza – leonardo@mktmix.com.br

Luis Dolci – luisdolci@mktmix.com.br

(11) 3060-3640 r: 3624