ABEST REALIZA ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA MODA



ABEST REALIZA ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA MODA

 

De 28 de junho a 5 de julho, a Associação Brasileira de Estilistas, por meio do Fashion Label Brasil – Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado da ABEST em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – desembarca em Berlim e Copenhague para realizar um estudo sobre a sustentabilidade aplicada na moda.

 

As duas cidades europeias são referências em marcas, produtos e lifestyle com DNA sustentável. Na ocasião, a equipe de inteligência comercial da ABEST visitará lojas e marcas locais com cunho sustentável, além das principais feiras e eventos do setor, com destaque para Premium, Seek, Show and Order, Bright e Green Showroom – que terá a participação da marca brasileira Flavia Aranha.

 

A estilista desenvolve suas coleções a partir de matérias-primas e técnicas garimpadas em comunidades brasileiras, destacando o trabalho artesanal e sustentável. Dentre essas reinvenções estão as novas técnicas de tingimento natural – urucum, carqueja, índigo, açafrão, eucalipto e até o inseto indiano Lac colorem as peças da marca, em uma edição limitada.

 

“Essa viagem à Alemanha tem como objetivo compreender a sustentabilidade aplicada como um todo, seja na arquitetura, gastronomia ou na moda. A partir desse estudo, nosso objetivo é conscientizar as empresas acerca dessa nova realidade e oferecer subsídios para que as marcas possam rever cada fase de seu processo produtivo, de modo a gerar uma moda mais sustentável”, conta Roberto Davidowicz, presidente da ABEST.

 

Sobre o Fashion Label Brasil

O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas — Projeto Comprador e Imagem, Feiras e Desfiles Internacionais, Projeto Showroom, além de ações especiais —, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

 

Sobre a ABEST

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.