ABICALÇADOS E APEX-BRASIL ASSINAM NOVO CONVÊNIO PARA EXPORTAÇÕES



A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram, no último dia 10, em Novo Hamburgo/RS, novo convênio para desenvolvimento do Programa Brazilian Footwear. Com um aporte total de R$ 41,4 milhões nos próximos dois anos, sendo R$ 28,5 milhões provenientes da Agência e R$ 12,9 milhões de contrapartida da Abicalçados, o programa prevê ações para o relacionamento com empresas, desenvolvimento, promoção comercial e de imagem orientadas aos mercados-alvo do programa – Estados Unidos, México, Colômbia, Alemanha, Emirados Árabes, China e Rússia.

 

Na oportunidade, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento qualitativo das exportações de calçados brasileiros, que antes da parceria com a Apex-Brasil eram comercializados na modalidade private label, ou seja, sem marca própria. Assinado pela primeira vez no ano 2000, o convênio com a Apex-Brasil, proporcionou um incremento de mais de 50% no número de destinos do produto verde-amarelo.

 

“As empresas brasileiras exportadoras passaram a ser protagonistas do processo através da agregação de valor aos seus produtos e consolidação das marcas no mercado internacional”, destacou o executivo, lembrando que, há 14 anos, o calçado tinha como destino uma centena de países, número que passou para 150 no ano passado.

 

O Brasil que dá certo

 

O presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, frisou a parceria entre as entidades, destacando que, dos 17 anos da Apex-Brasil, 14 deles foram ao lado da Abicalçados. Iniciando a carreira como gestor de projetos na Agência, Borges ressaltou a importância de celebrar a vitória representada por cada passo, em referência à renovação do Brazilian Footwear.

 

“É importante enxergarmos o Brasil que dá certo e essa parceria com a Abicalçados é um exemplo disso. Eu fico emocionado quando vejo o esforço do setor que, mesmo com dificuldades, está trabalhando com projetos inovadores e exportando nosso produto para o mundo”, disse, Mauricio Borges acrescentando que as pessoas podem não serem as mesmas no futuro, mas o projeto irá continuar prosperando.

 

O presidente da Apex-Brasil recebeu da Abicalçados uma placa em homenagem aos 17 anos da Agência e em celebração à profícua parceria entre as entidades.

 

Principais ações para o biênio 2015/2016

 

Com foco no fortalecimento do relacionamento com as empresas exportadoras, desenvolvimento para o mercado internacional, promoção comercial e de imagem, o programa tem como destaque a segmentação dos associados por níveis de maturidade exportadora. Serão cinco níveis, sendo o número um para empresas que estão iniciando ou querem iniciar no mercado externo e o cinco para as mais experientes e estruturadas na área de exportação

 

Dentre as ações definidas pelo Brazilian Footwear  para o biênio 2015/2016 destacam-se: Portal do Desenvolvimento, ferramenta virtual para trocar de informações entre as empresas; Estudos e relatórios de mercado;  Cursos de Marketing e Design em parceria com a ESPM-Sul e Istituto Europeo di Design (IED);  Plataforma de criação coletiva Moda Co, instrumento de aproximação de designers com a indústria calçadista; Maratona MUDE, evento que vai para a sua segunda edição e que trava uma “batalha criativa” entre designers para a produção de calçados em 24hs e também prevê uma série de palestras com renomados profissionais do setor;

 

Participação na Vogue

 

Na parte de promoção comercial, destacam-se as seguintes ações: Projeto Comprador VIP, com a vinda de compradores internacionais selecionados para feiras e showrooms no Brasil; Export Thinking, programação de seminários e matchmaking em plataformas comerciais internacionais (em feiras, eventos e missões internacionais); Missões comerciais; Vitrine Virtual, ferramenta que visa aproximar as marcas dos compradores internacionais através de showrooms virtuais; Serviços de agentes comerciais internacionais;  Desenvolvimento de pop up showrooms para geração de negócios e posicionamento de marca;

 

Para a promoção de imagem dos calçados brasileiros, estão previstas as seguintes ações, dentre outras: Participação na Vogue, publicação de moda de circulação internacional; Photocall, eventos de relacionamento com a imprensa internacional;  Projeto Imagem, com jornalistas de veículos setoriais internacionais nas principais feiras de calçados do Brasil; Fashion Bloggers, projeto que traz blogueiras reconhecidas no mundo da moda para conhecer e divulgar o calçado brasileiro nos seus respectivos países;  Serviço de Relações Públicas nos principais mercados para trabalhar as marcas associadas; Calçado da Fama, com a inserção em eventos com celebridades nos Estados Unidos;  Fashion Trip, vinda editores dos principais veículos de moda do mundo, com visitas direcionadas às fábricas, lojas conceitos e showrooms para divulgação das marcas;  Campanhas do calçado brasileiro para público final nos principais centros mundiais do consumo;  Apoio a projetos beneficentes através do braço Brazilian Footwear Social, fortalecendo a marca através do exercício da responsabilidade social.

 

Mais informações:

monalisa@abicalcados.com.br

(51) 3594-7011