ABIEC ANUNCIA NOVO RECORDE DE EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA



ABIEC ANUNCIA NOVO RECORDE DE EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA

Em 2014 o Brasil celebra os 100 anos da primeira exportação de carne bovina do país e comemora um novo recorde: prevê encerrar o ano com faturamento acima de US$ 7 bilhões. Para que esse resultado expressivo fosse alcançado, a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (ABIEC) ressalta fatores positivos, como a manutenção de seu status sanitário, a perenidade da oferta do produto para atender a diferentes mercados, forte e contínua atuação conjunta do setor privado e do governo para reverter embargos, além da parceria com importantes mercados como Hong Kong, Rússia, Venezuela e Egito – que continuam liderando as importações de carne bovina brasileira. As projeções foram apresentadas na coletiva de final de ano da associação, na última quinta-feira, em São Paulo.

 

O presidente da Apex-Brasil elogiou a atuação da entidade. “A busca por novos mercados, o investimento em sustentabilidade e o trabalho para agregar valor à carne bovina brasileira possibilitam que nós ampliemos ainda mais, em 2015, este valor de US$ 7 bilhões”, disse Mauricio Borges, encerrando a entrevista coletiva do presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli, que previu atingir a casa dos US$ 8 bilhões no próximo ano, com exportações da ordem de 1,7 milhão toneladas.

 

“A retomada de importantes mercados, como a China – que suspendeu o embargo; e Irã e Egito, que ainda mantinham embargo para carne proveniente do Mato Grosso; bem como as perspectivas positivas para o anúncio do fim do embargo da Arábia Saudita e do Japão, nos permitem manter uma previsão muito boa para 2015. Também temos indicativos de que as negociações com o mercado americano para carne in natura deverão avançar, o que nos abre possibilidades também para atingir outros países da NAFTA, bem como Caribe e América Central”, explica Camardelli.

 

O presidente da ABIEC destacou uma série de ações em parceria com a Apex-Brasil para promover a carne brasileira em outros mercados relevantes. ABIEC e Apex-Brasil renovaram recentemente o convênio do Projeto Setorial Brazilian Beef, com investimentos de R$ 6,3 milhões para os próximos dois anos.

 

Uma das ações previstas no Projeto Brazilian Beef para o próximo biênio será voltada especificamente para a promoção da carne gourmet brasileira em mercados como Europa, países árabes e China. A oportunidade neste nicho premium foi apontada em um estudo de branding, realizado pela ABIEC e Apex-Brasil, para verificar qual era a visão dos importadores em relação à carne brasileira. “O estudo nos mostrou que o Brasil tem uma participação muito grande em carne culinária e ingrediente, e que temos um potencial e espaço para crescer no patamar da carne gourmet. Vamos focar nossos esforços para conquistar esse mercado, através de ações específicas de promoção e divulgação diretamente para os consumidores”, destaca Camardelli.

 

“Conseguimos continuar exportando carne do modo que fazemos hoje, mas é possível ampliar muito o crescimento da carne gourmet”, finalizou Mauricio Borges. Os cinco mercados que mais importaram carne bovina brasileira em 2014 foram Hong Kong, Rússia, União Europeia, Venezuela e Egito, com aumentos expressivos tanto em faturamento como em toneladas.

 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

www.apexbrasil.com.br