ABIEC BRAZILIAN BEEF REGISTRA BONS RESULTADOS PARA CARNE BRASILEIRA EM PARIS
Com objetivo de promover a carne brasileira na Europa, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) esteve presente em mais uma edição da Sial Paris, uma das principais feiras de alimento do mundo, que aconteceu entre os dias 21 a 25 de outubro na capital francesa. Realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com quem a ABIEC desenvolve o projeto Brazilian Beef, a participação brasileira contou com a presença de 20 empresas associadas: Agra, Barra Mansa, Boi Brasil, Cooperfrigu, Fortefrigo, Frigol, Frigon, Frigosul, Frigotil, Frisa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Marfrig, Masterboi, Mataboi, Minerva Foods, Naturafrig, Rio Maria e Xinguara.
Durante os cinco dias de evento, mais de 3 mil pessoas visitaram o estande da ABIEC que ocupou uma área de 990 metros quadrados e a estimativa é de que a feira tenha proporcionado algo em torno de US$ 200 milhões em negócios. “Mais uma vez tivemos a oportunidade de mostrar toda a qualidade e diversidade da carne bovina brasileira em um mercado importante para nós como a Europa. Foi uma participação muito positiva do Brasil”, ressalta o presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli.
Com as ações de degustação, a carne brasileira mais uma vez fez sucesso entre os visitantes. Durante todo o evento foi servida cerca de 1 tonelada de carne bovina com cortes como picanha, bife ancho, filé mignon e o cupim, que pela primeira vez foi apresentado nesse tipo de evento. Com objetivo de mostrar a diversidade da produção nacional, o estande do Brazilian Beef também abrigou dias temáticos como o Halal e o Angus Day, realizados em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Associação Brasileira de Angus, respectivamente.
A Europa é um dos mercados mais importantes do Brasil e responde por 12,6% das exportações em faturamento. Em 2017 o Brasil exportou quase 110 mil toneladas de carne para o continente, com receita de USD 709 milhões. De janeiro a setembro desse ano, já foram embarcadas 85 mil toneladas de carne bovina, com faturamento USD 620 milhões. Crescimento de 12% e 26% respectivamente, comparado ao mesmo período do ano passado.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 33 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 16 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 58 milhões e crescimento das exportações em mais de 470%.