ABIEC ESTIMA US$ 13 MI EM NOVOS NEGÓCIOS DURANTE A PRODEXPO



ABIEC ESTIMA US$ 13 MI EM NOVOS NEGÓCIOS DURANTE A PRODEXPO

No primeiro evento de promoção da carne bovina brasileira no ano, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) marcou presença com sucesso na Prodexpo, na Rússia, em parceria com mais seis frigoríficos: Cooperfrigu, Estrela, Frigol, Iguatemi, JBS e Mataboi. A participação brasileira na feira, que aconteceu de 6 a 10 de fevereiro, em Moscou, foi organizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

“Este ano, os negócios realizados nos cinco dias de feira chegaram a mais de US$ 13 milhões. Considerando os frigoríficos presentes no evento, a expectativa é que os negócios ultrapassem US$ 340 milhões nos próximos doze meses, superando os resultados do ano anterior. Essas projeções comprovam que estar entre os maiores players do mercado de carne bovina amplia o nosso relacionamento no mercado e aumenta as possibilidades de viabilizar novos negócios”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

 

Destaca-se como extremamente positivo a presença do corpo técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no evento, comandado pelo Secretário Executivo Eumar Novack.

 

Parceira comercial estratégica para pecuária nacional e um dos principais mercados para carne bovina brasileira, a Rússia foi o quinto país no ranking dos maiores importadores em 2016. No total, as exportações para o gigante euroasiático somaram, no último ano, mais de US$ 408 milhões em faturamento e 139 mil toneladas embarcadas.

 

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 30 empresas do setor no país, responsáveis por 91% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade.