ABIMAQ E APEX-BRASIL LANÇAM CAMPANHA ESFORÇO EXPORTADOR 2015



ABIMAQ E APEX-BRASIL LANÇAM CAMPANHA ESFORÇO EXPORTADOR 2015

No próximo dia 17, na sede da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), será lançada a Campanha Esforço Exportador 2015, uma iniciativa da ABIMAQ, por meio do Programa Brazil Machinery Solutions, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa estimular e reforçar, entre as indústrias brasileiras de máquinas e equipamentos, a cultura exportadora do setor. No lançamento, estarão presentes representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e Banco do Brasil. Após as palestras, acontecerão consultorias individualizadas aos empresários que se inscreverem previamente.

 

Ainda como parte da campanha, serão realizadas, sistematicamente, reuniões com as câmaras setoriais, com o objetivo de discutir e criar ações para ampliação das vendas para o mercado externo. Também faz parte da Campanha Esforço Exportador 2015 o acompanhamento dos pleitos da ABIMAQ a serem inseridos no Plano de Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

De acordo com o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso, apesar de todos os desafios impostos pelo atual cenário econômico no Brasil, o momento é propício para as exportações, devido a fatores como a retomada do crescimento dos mercados dos EUA e União Europeia e câmbio mais favorável, o que pode levar ao aumento da competitividade de alguns setores.

 

“Como a retomada do mercado interno deve demorar a acontecer, devido às incertezas da economia local e mundial, as empresas devem se preparar o quanto antes para o mercado externo, pois para aquelas que não exportam, a situação é de crise. Já as empresas que exportam estão em um ambiente de mercado ascendente”, afirma Velloso.

 

Além disso, há previsão de crescimento para alguns países prioritários do Programa Brazil Machinery Solutions, como Chile, Colômbia, Peru e México (além dos EUA), o que pode levar ao aumento de exportações de máquinas e equipamentos para estes locais. “O lançamento é o primeiro passo para diversas iniciativas que oferecerão aos associados da ABIMAQ e membros do BMS, todo o apoio e consultoria necessários para que as nossas exportações cresçam consideravelmente em 2015”, explica o diretor executivo de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Klaus Curt Müller.  “O objetivo é oferecer àquelas empresas que não investem na exportação de seus produtos condições de entender melhor o mercado internacional e vislumbrar possibilidades de inserção nele”, ressalta o diretor.

 

Serviço

Evento: Lançamento da Campanha Esforço Exportador 2015

Data: Dia 17 de março de 2015

Horário: a partir das 8h30

Local: Sede da ABIMAQ – Av. Jabaquara, 2925 – São Paulo

 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente cerca de 250 empresas associadas dos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações  www2.apexbrasil.com.br .

 

Mais informações

Imprensa e Comunicação do Programa BMS:

tel: +55 (11) 5582-5758

E-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com