ABPA DEFENDE PARCERIA COM UE PELA SEGURANÇA ALIMENTAR



ABPA DEFENDE PARCERIA COM UE PELA SEGURANÇA ALIMENTAR

O vice-presidente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, participou na quinta-feira (20), em Bruxelas (Bélgica) do evento “Brasil e União Europeia: uma parceria pelo progresso”, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

 

Debatedor no painel “Fornecimento seguro e sustentável: uma parceria UE-Brasil em produtos de origem animal”, Santin defendeu em sua explanação a manutenção da parceria pela segurança alimentar entre a União Europeia e o setor de proteína animal do Brasil.

 

Na ocasião, o vice-presidente da ABPA destacou o perfil sustentável da produção brasileira e a estratégia do setor produtivo, que atua no mercado complementando a demanda europeia, em espaços não ocupados pelos produtores locais.

 

“Somos responsáveis pelo fornecimento de 4% do total de carne de frango consumida pelo bloco europeu. Temos suprido a demanda dos europeus com produtos de elevada qualidade, sanidade e sustentabilidade.  Isto, seguindo preceitos de bem-estar animal de acordo com normas internacionais”, ressaltou.

 

Além da participação no painel, a ABPA realizou uma exposição fotográfica com imagens da obra “A Força da Terra”, de autoria de Eurico Salis e Manoel Petry (fotógrafos gaúchos que atuam no mercado de fotografia publicitária e editorial há mais de 15 anos), que reúne dezenas de fotografias, capturadas em um trabalho de três meses pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As fotografias, feitas em agroindústrias e em pequenas propriedades produtoras de aves e suínos, no Sul do Brasil, mostram o lado humano das atividades econômicas, que estão entre as principais geradoras de emprego e renda no interior do Brasil. A obra é uma iniciativa da ABPA, também em parceria com a Apex-Brasil. Durante a exposição, houve uma sessão de autógrafos com Manoel Petry, um dos autores do livro.

 

Novos sites – Ainda em Bruxelas, o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin e o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, realizaram o lançamento das novas páginas na internet das marcas internacionais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, pertencentes aos projetos setoriais mantidos pela entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Com visual mais amigável e conteúdo amplo sobre a avicultura e a suinocultura do Brasil, as novas páginas – que podem ser acessadas pelos endereços www.brazilianchicken.com.br, brazilianegg.com.br e www.brazilianpork.com.br – são um acervo completo para o comprador e o potencial cliente dos exportadores brasileiros.

 

Lá estão disponíveis informações sobre o modelo produtivo nacional, status sanitário da cadeia produtiva, a qualidade e os tipos de produtos, além de informações completas sobre os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, que são as grandes plataformas estratégicas da promoção comercial brasileira no mercado internacional, responsáveis por grande parte do sucesso do país nos mais de 150 mercados onde atua.

 

“Os projetos setoriais vêm gerando resultados exponenciais para toda a cadeia produtiva.  Com os novos portais, ganharemos ainda mais efetividade nessas ações que promovemos pelo mundo, em prol da geração de negócios e da imagem da avicultura e da suinocultura do Brasil”, explica Santin.

 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo.  É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil.  Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões. 

 

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork. 

 

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

 

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – A ABPA, em parceria com a Apex-Brasil, é responsável pela gestão dos projetos setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, que são as marcas internacionais da carne de frango, do ovo e da carne suína made in Brazil, exportados para mais de 150 países.

 

Por meio de promoção comercial em grandes feiras internacionais, ações especiais em mercados alvo, workshops e iniciativas como o Projeto Imagem e o Projeto Comprador, os projetos setoriais têm como objetivo incrementar e fortalecer as exportações brasileiras.

 

Somente em 2015, foram mais de 10 ações promovidas por esta parceria entre ABPA e Apex-Brasil, o que influenciou de forma positiva o saldo positivo das exportações da avicultura e da suinocultura no ano passado.

 

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 82 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.

 

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.