ABPA RENOVA LAÇOS COM PARCEIROS DO JAPÃO



ABPA RENOVA LAÇOS COM PARCEIROS DO JAPÃO

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Embaixada do Brasil no Japão, promoveu nesta segunda-feira (12), em Tóquio, o Seminário Avicultura e Suinocultura no Brasil – Parceria em Prol da Qualidade e da Segurança Alimentar. 

 

Reunindo mais de 60 importadores, jornalistas e autoridades japonesas e do Brasil – entre eles, o embaixador brasileiro no Japão, André Corrêa do Lago – o evento teve como objetivo reforçar a parceria construída ao longo de décadas em prol da garantia de segurança alimentar japonesa.

 

Representada pelo vice-presidente de mercados, Ricardo Santin, a associação destacou os diferenciais que permitiram ao país fidelizar os negócios com o mercado japonês – um dos mais exigentes do mundo – como a garantia de qualidade de seus produtos, o status sanitário brasileiro (livre de Influenza Aviária, Diarreia Suína Epidêmica e Peste Suína Clássica) e o perfil sustentável da produção, longe do Bioma Amazônico.

 

Também foram destacados os trabalhos desenvolvidos pelas marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, mantidas pela ABPA juntamente com a Apex-Brasil, enfatizando características que são próprias dos exportadores brasileiros de carne de frango e de carne suína, como a versatilidade no atendimento aos mais variados perfis de demandas por produtos.

 

Ao final da ação, foram servidos cortes à base de carne de frango e de carne suína produzidas no Brasil com características especialmente apreciadas no mercado japonês, como sobre, paleta e barriga.

 

“No mercado, confiança é um bem de altíssimo valor.  Este é um patrimônio que construímos junto ao mercado japonês, sobre o qual trabalhamos para que siga consolidado e fortalecido. Graças a isto, o Japão é hoje o terceiro maior importador da carne de frango brasileira.  Esta é uma trilha que queremos percorrer, também, com a carne suína e ovos, que são produtos que há poucos anos conseguiram autorização para entrar neste valioso mercado”, destaca Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega cerca de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões.

 

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

 

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

 

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.