ABPITV AGORA É BRAVI: ENTENDA A MUDANÇA



ABPITV AGORA É BRAVI: ENTENDA A MUDANÇA

 

A ABPITV agora passa a se chamar Brasil Audiovisual Independente (sigla BRAVI). A mudança de nome da associação deve-se ao entendimento de que o escopo de atividades da produção audiovisual independente no Brasil e no mundo hoje atua em múltiplas telas e plataformas, tendo como possibilidades a produção para mobile, web e video on demand, além dos canais de televisão aberta ou por assinatura e para cinema. Os mais de 600 associados possuem um portfólio de produção bem diversificado.

 

A razão social, contudo, continua sendo Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. “Há muito vínhamos discutindo a necessidade de alterar o nome da associação para que ele, de fato, sintetizasse todo o universo atual da produção audiovisual independente. E como havia um pleito da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), que há algum tempo reivindica o uso da sigla, decidimos agilizar o processo”, explica Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.

 

A decisão chega num momento de várias mudanças para a entidade, que completou 17 anos em primeiro de junho e tem mais de 600 associados em todas as regiões do Brasil. Ainda em junho deste ano, a associação aprovou um novo estatuto e ampliou o Conselho Federal com 16 membros, sendo nove titulares e sete suplentes. Trata-se de um grupo de iguais, sem a nomeação de cargos, extinguindo-se as funções de presidente, vice-presidente e secretário geral. Na nova estrutura do Conselho, a cada mandato, agora de três anos, ocorrerá a renovação obrigatória de 1/4 do grupo de 16 conselheiros, ou seja, a cada mandato quatro membros serão renovados. Há também no Conselho a representação obrigatória de, no mínimo, 1/4 de associados de fora do eixo Rio/São Paulo.

 

Tais modificações foram estabelecidas com o intuito de atender ao crescimento da BRAVI, em busca de uma maior eficiência profissional e melhor representação política de todas as regiões do País, ampliando a participação dos associados e também possibilitando a renovação.  A maior representatividade de empresas produtoras de fora do eixo Rio/São Paulo também vai ao encontro da descentralização de recursos e linhas de fomento do setor audiovisual. A presidência executiva da associação é exercida por Mauro Garcia, profissional que dirige a associação desde setembro de 2012 e que possui 38 anos de experiência na área audiovisual, tendo atuado como diretor de programação e projetos especiais da TV Cultura de São Paulo entre 2001 e 2011, criador e diretor de conteúdo da TV Rá Tim Bum, primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura, diretor-presidente da TVE Brasil (1998 – 2001) e presidente da associação brasileira das emissoras públicas e culturais (1999 a 2000).

 

Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 600 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

 

Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)

O BTVP é o programa internacional da Bravi, criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

 

Sobre o RioContentMarket

Realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI) desde 2011, com a curadoria da Esmeralda Produções e organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions, o RioContentMarket é um mercado internacional dedicado à produção de conteúdo audiovisual aberto a toda a indústria de televisão e mídias digitais. Tem entre os seus mais importantes parceiros a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Riofilme, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pilares fundamentais para a sua realização, além do Sistema Firjan, SPCine e TV Brasil na cota Bronze. Merecem especial destaque também os expositores Premium da edição 2016, como TV Globo, SBT, Record, YouTube, Universal Channel e Grupo In Press, além de mais de 30 expositores do mercado audiovisual e inúmeros parceiros de mídia.

 

Em apenas seis edições, o evento consolidou-se como um dos maiores do mundo voltado a negócios e exposição de conteúdos audiovisuais, consagrando-se como palco das negociações entre players do mercado brasileiro e mais de 1000 produtoras independentes. Por suas salas já passaram mais de 14.000 participantes, entre executivos, produtores e profissionais da indústria audiovisual de 38 países, que vieram apresentar projetos inovadores, cases e modelos de negócios relevantes para o desenvolvimento de parcerias e coproduções, além de realizarem reuniões de negócios.

 

A sétima edição será realizada de 8 a 10 de março de 2017, com uma programação que contemplará palestras, keynotes de exposição de conteúdo, apresentação de cases, rodadas de negócios e apresentações de projetos em pitching, nos gêneros ficção, documentário/factual e kids.  Todo o conteúdo estará distribuído em 7 salas e amplos espaços de networking, além de áreas de exposições para stands, lounges de convivência, terraços ao ar livre e salas privativas para patrocinadores e expositores.