ACORDO ENTRE AGÊNCIA E MAPA REFORÇA PROMOÇÃO DO AGRONEGÓCIO



ACORDO ENTRE AGÊNCIA E MAPA REFORÇA PROMOÇÃO DO AGRONEGÓCIO

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinou nesta terça-feira, 26/04, acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de ampliar as ações de promoção de exportações e atração de investimentos para os diversos setores do agronegócio.

 

A parceria, que está alinhada ao plano Nacional de Exportações (PNE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, prevê ações conjuntas como missões empresariais, seminários de promoção de imagem e encontros com compradores e investidores estrangeiros, além de estudos de inteligência comercial e elaboração de bancos de dados.

 

O acordo terá um orçamento de R$ 12 milhões, sendo a Apex-Brasil responsável por R$ 8,4 milhões. Os mercados-alvo das ações estão entre os integrantes do PNE e incluem China, Coreia do Sul, Japão, EUA, Índia, Rússia, e outros do Sudeste Asiático, Oriente Médio, África Subsaariana e União Europeia.

Segundo a ministra Kátia Abreu, a parceria faz parte de um programa ousado de promoção internacional dos produtos do agronegócio. “É uma estratégia para superarmos os momentos difíceis e que leva em consideração a nova realidade cambial do país. Ao manter uma demanda crescente para as empresas locais, a conquista de mercados estrangeiros promove a criação de empregos no Brasil e incentiva os investimentos”.

A ministra também chamou atenção para importância da Apex-Brasil na parceria, dando destaque para a área de promoção. “Precisamos ficar atentos à imagem dos nossos produtos no exterior e o papel da Apex-Brasil é importantíssimo. O Brasil tem uma das leis mais rigorosas na área social e ambiental no mundo e pouca gente sabe disso. Com a ajuda da Agência vamos criar uma inteligência em torno dessa sustentabilidade e agregar valor aos nossos produtos”, disse.

 

Para o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, a promoção comercial ajuda o Brasil a ser reconhecido como fornecedor confiável de alimentos. “É um forte instrumento de estímulo à competividade das empresas brasileiras”, observa Barioni, que também destacou a magnitude do acordo.

“Esse acordo é muito amplo e teria que ser assim, porque o agronegócio representa mais de 50% das exportações brasileiras. Assim, nossa parceria tem três vertentes. Uma é a de eventos e promoção dos produtos, a outra é a capacitação de investidores estrangeiros nos negócios brasileiros e, finalmente, o estudo de inteligência para mais de cem produtos, no qual vamos buscar oportunidades para aumentar nossas vendas no agronegócio”, disse Barioni

Apex-Brasil e o Agronegócio

 

A Apex-Brasil apoia as exportações do agronegócio brasileiro desde o início de suas atividades, promovendo produtos com valor agregado. O complexo de Alimentos, Bebidas e Agronegócios representa hoje 25% dos projetos de promoção comercial e 50,9% do total das exportações apoiadas pela Agência.

 

Em 2015 foram desenvolvidos 21 projetos em parceria com entidades setoriais, com a participação de 899 empresas, que exportaram para 192 mercados. Entre os setores apoiados estão: carne bovina, carne de frango e suína, criadores de zebu, sucos cítricos, cana de açúcar, cafés especiais, vinhos, orgânicos, mel, frutas, entre outros.