ACORDOS FACILITARÃO ACESSO DE EMPRESAS BRASILEIRAS A E-COMMERCE NA CHINA



ACORDOS FACILITARÃO ACESSO DE EMPRESAS BRASILEIRAS A E-COMMERCE NA CHINA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil assinou uma série de acordos com markplaces de e-commerce chineses com o objetivo de ajudar as empresas brasileiras a realizarem negócios diretamente com os consumidores chineses. As assinaturas fizeram parte da agenda da Apex-Brasil durante a China International Import Expo, CIIE, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Shanghai (China).

De acordo com o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, é preciso desenvolver ferramentas para ajudar as empresas brasileiras a se comunicarem diretamente com o consumidor final chinês, uma vez que os dois países possuem uma forte relação comercial, mas ainda muito baseada em commodities. “Brasil já vende muito para a China, mas ainda somos pouco conhecidos pelo consumidor final chinês. E para alcançar este consumidor a Apex-Brasil vai explorar diferentes e novas ferramentas, e hoje não há ferramenta mais importante que o comércio eletrônico”, avalia.

Neste contexto, Jaguaribe destacou o recém lançado programa de e-commerce da Apex-Brasil, o E-Xport, que vai apoiar empresas brasileiras a acessarem mercados online estratégicos, especialmente a China, que hoje já é o maior mercado de comércio eletrônico do mundo, com praticamente 50% das transações. “E para acessar esses mercados não podíamos ter melhores parceiros como esses marketplaces que fechamos essas parcerias. São empresas inovadoras e criativas que vão ajudar as empresas brasileiras a prosperarem na China”.

Para a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, as parcerias com plataformas de e-commerce na China são muito importantes como uma ferramenta extra para acessar diretamente os consumidores chineses e assim aumentar e diversificar as exportações brasileiras. “O e-commerce terá nos próximos anos um papel de destaque na economia chinesa. A Apex-Brasil está atenta a essas oportunidades e vem desenvolvendo programas e negociando acordos para apoiar as empresas nacionais no e-commerce transborder”, afirmou.
 
Os acordos
O acordo com o Alibaba.com, gigante chinês do comércio eletrônico de atuação global na modalidade B2B, tem como objetivo aumentar o alcance da plataforma entre empresas brasileiras e facilitar a interface delas com o Alibaba. 
 
A partir do acordo as empresas brasileiras participantes do projeto de e-commerce da Apex-Brasil terão 33% de desconto na montagem do perfil da empresa no site (storefront), auxílio na promoção de cases de sucesso de empresas na plataforma, assistência a empresas interessadas no processo de on-boarding na plataforma, além de sessões de treinamento online. Além disso, quando atingirmos 500 empresas na plataforma será criado o Pavilhão Brasil “online”.
 
Já a parceria com o Tmall, mais importante plataforma de comércio eletrônico B2C na China, prevê ações como a participação de representantes chineses em treinamentos e sessões de mentoria (online e/ou offline), descontos ou vantagens financeiras para marcas brasileiras com alto potencial na plataforma, assistência individual e customizada para empresas interessadas, além de auxiliar no desenvolvimento de relacionamento com TPs (Tmall Partners, empresas chinesas certificadas pela plataforma para operarem logística, compra de mídia e aquisição de clientes para empresas internacionais que possuem loja no Tmall). Além disso, o Tmall criará um pavilhão brasileiro online a partir do Single’s Day 2018 (data comemorativa similar a Black Friday) onde irá concentrar os produtos das empresas brasileiras já atuantes na plataforma (MinasGreen, Melissa, Havaianas, Tip Toey Joey, Ipanema, Schutz, Novomel e Bibi), com um esforço para promoção de empresas dos setores de Café; Alimentos e Bebidas; Produtos Pet; Moda e Acessórios; e Utensílios domésticos. 
 
A Apex-Brasil também assinou acordo com a plataforma transnacional da JUMORE, que abrange mercadorias de todas as categorias, de matérias-primas a produtos industrializados, assim como serviços. O objetivo do acordo é aumentar o alcance da plataforma entre empresas brasileiras. Entre atividades previstas está a participação de representantes da JUMORE em treinamento e sessões de mentoring para empresas interessadas e auxilio no processo de on-boarding.
 
O último documento assinado foi com o EPEC.com, plataforma de comércio eletrônico que tem atuação global na modalidade B2B, voltada para a indústria de petróleo e gás. Pertencente à SINOPEC, estatal chinesa de energia e fornecedora de produtos derivados do petróleo, o EPEC surgiu da necessidade de profissionalizar os processos de aquisição de produtos e serviços da empresa e foi evoluindo para uma plataforma independente.