AGÊNCIAS DO BRASIL E DA ARGENTINA DEFINEM AÇÕES CONJUNTAS



AGÊNCIAS DO BRASIL E DA ARGENTINA DEFINEM AÇÕES CONJUNTAS

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a sua congênere argentina, a Agencia Argentina de Inversiones y Comercio Internacional (AAICI) definiram ontem (4/4), durante a IV Reunião da Comissão Bilateral Brasil – Argentina, em Buenos Aires, um plano de trabalho conjunto para os próximos meses. Já em junho, deve ser realizado o seminário “Oportunidades de Negócios, Inversiones e Internacionalización de Empresas Brasileñas en Argentina” e, entre outubro e novembro, está prevista uma missão de companhias brasileiras ao país vizinho.

O plano prevê ações que interessam aos dois lados, tanto em relação à promoção de exportações como à atração de investimentos estrangeiros. Estão previstos, por exemplo, desenvolvimento de estudos sobre cadeias produtivas integradas; avaliação de potenciais parcerias entre empresas brasileiras e argentinas em setores como serviços de engenharia e arquitetura; missões técnicas e comerciais a potenciais mercados de exportação comuns e, ainda, rodadas de negócios com pequenas e médias empresas dos dois países.

Um grupo de trabalho composto por técnicos das duas agências analisará também ações para promover as vendas de serviços entre Brasil e Argentina, uma vez que está sendo assinado acordo que elimina a bitributação, incrementando o potencial de negócios.

O plano define que serão realizados encontros para troca de informações e compartilhamento de experiências, principalmente em temas como inteligência comercial, apoio a mulheres empresárias e capacitação de empresas não exportadoras. A Apex-Brasil se comprometeu, ainda, em transferir à AAIC todo o seu knowhow relativo ao programa de internacionalização de pequenas e médias empresas.

Participaram da elaboração do plano de trabalho conjunto a diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim e executivos da Agência Argentina, liderados pelo Diretor Alejandro Wagner.