ALTAS EXPECTATIVAS DE NEGÓCIOS PARA BRASILEIROS NA RÚSSIA



ALTAS EXPECTATIVAS DE NEGÓCIOS PARA BRASILEIROS NA RÚSSIA

"A crise é sempre uma nova oportunidade". A declaração de Maurício Rahmeier, representante das marcas Dumond e Lylli''s Closet,  traduz o clima da Missão Rússia, que encerrou ontem (11), em Moscou. O evento contou com a participação de 20 marcas produzidas por nove empresas e foi promovido pelo Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

A expectativa é de que o evento gere, ainda para o próximo semestre, negócios na casa dos US$ 4,6 milhões, algo em torno de 500 mil pares entre calçados femininos, masculinos, infantis e moda praia. O número é duas vezes superior à expectativa do evento do ano anterior, quando a situação econômica na Rússia não era um problema. "Já em 2014, os resultados da Missão foram muito positivos. Este ano, apesar da situação geral do País e do declínio do volume de entregas, encontramos um número de clientes importantes, incluindo alguns da Bielorrússia. Estou otimista quanto ao futuro da marca no mercado", contou Anderson Melo, gerente de exportação da Democrata. Os brasileiros atenderam um total de 154 clientes, deste total, 120 novos.

 

Uma ação da Apex-Brasil Moscou, que trouxe empresas compradoras de outras regiões da Rússia e países vizinhos, contribuiu para o sucesso da Missão. "A iniciativa de trazer clientes de outros países foi muito importante e acaba consolidando o nosso evento no País", confirmou Rodrigo Matos, representante das marcas da empresa Beira Rio. Marli Schuh, gerente de exportação da Ortopé, concordou: "Essa iniciativa do escritório da Apex-Brasil em Moscou foi fundamental e seria importante que continuasse em próximas edições."

 

Representante de uma das empresas convidadas, a bielorrussa Velusco, impressionou-se com o evento. "É um evento de altíssimo nível, com uma atmosfera muito agradável. Foi uma oportunidade de conhecer e me comunicar diretamente com os representantes de cada empresa. Fiquei encantada com a Dumond e a Cristófoli" contou. Além de Bieolorrússia, o evento teve a presença de clientes do Cazaquistão.

 

Para Fernando Alano, diretor comercial da Kildare, que participou pela primeira vez do evento, esse é o formato certo para abrir novos clientes. "Essa Missão foi muito mais eficiente do que uma feira, especialmente em termos de número e qualidade de contatos", falou. A gestora do programa Brazilian Footwear, Roberta Ramos, concordou com a avaliação: "O serviço de matchmaking é o grande diferencial dessa ação, que busca os clientes corretos para cada tipo de produto ofertado. Dessa forma, todas as reuniões de negócios tendem a gerar resultado".

 

Agenda

O primeiro dia da Missão contou com um seminário preparatório sobre o cenário atual russo e as peculiaridades do País. Na sequência, os empresários visitaram o mercado para entender o posicionamento dos principais pontos de venda. Os últimos três dias foram de showroom, com reuniões de negócios agendadas a partir do serviço de matchmaking. Ainda no primeiro dia de showroom aconteceu o Photocall, evento para a imprensa especializada local.

 

Participaram da ação as empresas e as marcas – entre parênteses: Grendene (Rider, Ipanema, Grendha e Zaxy), Calçados Beira Rio (Vizzano, Beira Rio, Moleka, Molekinha e Modare), Acrux Calçados (Sapatoterapia), Democrata Calçados Artigos de Couro (Democrata), Crislli Calçados e Bolsas (Cristófoli), Paquetá Calçados (Dumond, Lilly's Closet e Ortopé), Calçados Itapuã (Itapuã, New Face e It Sandal), Calçados Jacob S.A. (Kildare) e Amazonas Produtos para calçados (Amazonas Sandals).