AMÉRICA LATINA COMPRA 42% DAS IMPORTAÇÕES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS



Os países da América Latina compraram cerca de US$ 160 milhões das indústrias de equipamentos médicos e odontológicos brasileiras no primeiro semestre de 2014, segundo dados levantados pela ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios.

 

O número representa a boa fatia de 42% do mercado importador de produtos brasileiros. Somente a Argentina é a responsável por quase 10% deste mercado, mesmo as importações do país tendo recuado mais de 20% no primeiro semestre, frente a igual período de 2013. México, Colômbia, Chile e Paraguai aparecem na sequência, representando, juntos, um pouco mais de 20%.

 

Em busca de melhorar ainda mais esses números, entre 6 e 8 de agosto, 35 empresas associadas ao Brazilian Health Devices, projeto da ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estiveram na FIME (Florida International Medical Equipment Trade), mais importante evento voltado à saúde dos Estados Unidos, que apesar de ocorrer no país norte-americano, tem como foco o público da América Latina.

 

A FIME é especializada em equipamentos para a área médica, abrangendo produtos biomédicos, tecnologia de comunicações, equipamentos de diagnóstico, produtos médicos descartáveis, equipamentos eletro-médicos, equipamentos de emergência, equipamentos hospitalares, equipamentos de laboratório, produtos de cuidados em longo prazo, medicamentos, cuidados de enfermagem, de ortopedia, produtos farmacêuticos, produtos de reabilitação, cirurgia, aparelhos de tratamento, entre outros.

 

A participação das empresas brasileiras pelo 12° ano consecutivo é importante para que elas possam encontrar seus distribuidores e fechar negócios para todo o segundo semestre do ano.

 

O volume de negócios alcançado nesta edição foi de US$ 664 mil, para países como Bolívia, Chile, Equador, Honduras, México, Peru e República Dominicana. A expectativa de geração de negócios futuros, nos próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados pelas empresas durante a feira é de US$ 14 milhões. Foram feitos mais de 1.200 contatos, com potenciais clientes de 56 países.

 

A coordenadora de Promoção Comercial da ABIMO, Clara Porto, conta que na edição deste ano observou-se um aumento nas expectativas de negócios em comparação ao ano anterior. Outro fator de destaque foi que o número de países visitantes do pavilhão também foi maior. “Embora a feira tenha mantido o número de visitantes, a divulgação das empresas brasileiras foi mais efetiva, bem como as reuniões com potenciais clientes, o que revela que as empresas brasileiras estão mais maduras e preparadas para participar em eventos internacionais deste porte”, comenta.

 

Essa foi a primeira participação da Braile Biomédica na FIME e também em uma feira internacional como expositora. A principal expectativa da empresa era reunir-se com distribuidores especializados em cirurgia cardíaca e hemodinâmica. “Temos intenção de participar das principais feiras em parceira com a ABIMO”, adianta Lineu Andrade, coordenador de exportação da empresa.  Segundo ele, a estratégia comercial da empresa envolve a abertura de novos mercados, o foco inicial é expandir as vendas da empresa para os principais mercados da América Latina: “Atualmente já possuímos distribuidores no Paraguai, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Peru e El Salvador”, conta.

 

Os resultados obtidos com a participação da Braile na feira superaram as expectativas. O stand recebeu mais de 50 visitantes, entre distribuidores e médicos, oriundos de aproximadamente 20 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. “Temos algumas negociações já em andamento e a expectativa após a participação da FIME é que até o final do ano teremos rede de distribuição para nossos produtos em aproximadamente 7 novos países”, conta Andrade.

 

“A FIME foi um excelente evento para atingir o público latino-americano”, comenta Leandro Real, coordenador de exportação da DFV. “Fizemos contatos com potenciais distribuidores nesta região. Decisão muito acertada em estar presente no evento.”

 

 

Sobre o Brazilian Health Devices

 

O Projeto Setorial (PS) executado pela ABIMO, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), denominado Brazilian Health Devices tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

 

 

Sobre a ABIMO

 

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca representar e promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

 

 

Sobre a Apex-Brasil

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 83 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País.

 

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Deborah Rezende

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