AMÉRICA LATINA VAI LIDERAR VENDAS GLOBAIS DE BELEZA MASCULINA
A empresa global de pesquisa e consultoria de mercado, Euromonitor International, apresenta um novo relatório, “Men’s Grooming in Latin America: Key Trends & Opportunities”, destacando as perspectivas de crescimento do segmento de beleza masculina.
De acordo com o relatório, a categoria “men’s grooming”, que engloba os produtos de beleza voltados ao público masculino, crescerá mais rapidamente em regiões emergentes. A América Latina, particularmente, se tornará um mercado chave nesse segmento. Movimentando USD 10 bilhões em 2016 e com perspectiva de crescimento de 22% até 2021, a América Latina liderará as vendas de beleza masculina no mundo.
Men’s Grooming: Taxa de Crescimento por Região (2016-2021)
• América Latina: 27.4 por cento
• Ásia-Pacífico: 20.5 por cento
• Oriente Médio e África: 19.4 por cento
• América do Norte: 9.9 por cento
• Europa Oriental: 9.7 por cento
• Europa Ocidental: 5.1 por cento
• Australasia: 4.4 por cento
Fonte: Euromonitor International
Note: Dados referem-se ao valor de vendas no varejo, em milhões de USD, excluindo inflação. Taxa cambial fixa de 2016.
Elton Morimitsu, analista sênior de pesquisa da Euromonitor, comenta, “A categoria de men’s grooming vem apresentando um crescimento sustentável na América Latina, sendo a segunda categoria que mais cresceu entre 2011 e 2016. A estratégia de ter uma seção masculina nas lojas vem obtendo sucesso em aumentar as vendas uma vez que oferece aos homens um lugar onde eles possuem acesso a produtos que atendem todas suas necessidades. Anteriormente, eles precisavam buscar produtos específicos para eles nas prateleiras cheias de produtos voltados ao público feminino.”
De acordo com o relatório, as vendas de produtos de beleza masculina ainda são dominadas pelas categorias mais tradicionais, como perfumes, desodorantes e produtos para barbear (que juntas representam 96% do total das vendas). Porém, os homens latino-americanos estão aos poucos aumentando o consumo dos cosméticos.
“O desafio da América Latina consiste em quebrar estereótipos. Produtos voltados aos cuidados com a pele, por exemplo, ainda são muito associados à feminilidade. Para reverter esse cenário, as empresas estão empenhadas em explorar os benefícios dos produtos, como proteção solar, nos lançamentos. O objetivo é gradualmente levar o homem a experimentar produtos multifuncionais, sendo esse um primeiro passo para que explorem sua vaidade.”
Para fazer o download do relatório: http://go.euromonitor.com/EV-LA2017-Incos-Latam.htm