ANIMAÇÃO PRODUZIDA NO BRASIL ESTREIA NA TV AMERICANA
Depois do sucesso de “Peixonauta”, a TV PinGuim, contribuirá para outra conquista da produção independente: a estreia de conteúdos feitos no Brasil em canais americanos. Show da Luna (Earth to Luna em Inglês), uma série de animação sobre uma garotinha de seis anos apaixonada por ciência, irá ao ar a partir do dia 16 de agosto no canal Sprout da NBC. No Brasil e na América Latina, a atração de 52 episódios de 12 minutos voltada para o público pré-escolar será exibida pelo Discovery Kids a partir de 12 de outubro e, para o fim do ano, ainda está prevista a estreia no canal hispânico Discovery Family nos Estados Unidos.
“A estreia nos Estados Unidos terá uma boa repercussão. Acho que a exibição no Sprout será um marco para a produtora”, observa Kiko Mistrorigo, sócio da TV Pinguim. O alcance do canal é de 55 milhões de espectadores.
A produtora é associada da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e do programa internacional realizado em parceria com a Apex-Brasil, o Brazilian TV Producers (BTVP) e estará com a delegação brasileira no MipJr e Mipcom 2014, levando principalmente a série “Show da Luna (Earth to Luna)” para vendas internacionais. Para Mistrorigo, é importante participar do Mipcom para fazer contatos e aproveitar oportunidades. “A gente está no mercado internacional há dez anos e é importante conversar com possíveis parceiros, mas os negócios dependem muito de momento, de ter o que o canal está precisando em determinado momento”, diz.
Kiko Mistrorigo acredita que o histórico da produtora, com o êxito de “Peixonauta” abriu portas para novas produções. “Peixonauta” ajudou totalmente na realização de ‘Luna’. Os canais vieram com mais ânimo e mais vontade de fechar negócio”, destaca. A série foi coproduzida com a Discovery, que investiu recursos do Artigo 39 (que permite que as programadoras nacionais destinem parte dos impostos devidos à produção nacional independente) e pré-vendida à NBC Sprout. A série “Peixounauta” já foi exportada para mais de 60 territórios. A produtora está coproduzindo a segunda temporada, agora em parceria com uma empresa canadense.
Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)
A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e possui mais de 400 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)
O BTVP é o programa internacional da ABPITV, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Imprensa – ABPITV