APEX-BRASIL ANALISA NOVA ESTRATÉGIA DE COMÉRCIO DA UE



APEX-BRASIL ANALISA NOVA ESTRATÉGIA DE COMÉRCIO DA UE

A Apex-Brasil acaba de lançar uma análise técnica sobre a nova Estratégia de Comércio e Investimentos da União Europeia. O objetivo é facilitar o entendimento do tema por parte da indústria e entidades setoriais parceiras que têm a Europa como mercado prioritário para o comércio exterior.

 

O estudo realizado pela Agência se baseia no documento lançado pela Comissão Europeia no dia 14 de outubro, com o título Trade for All e que trata de acordos comerciais, regulação e desenvolvimento sustentável. Clique aqui para ler a análise.

 

Comércio para todos

A Estratégia de Comércio e Investimentos da Comissão Europeia reforça o papel dos acordos comerciais como formas de estímulo à economia e alinha a política comercial à agenda social e econômica da Comissão, voltada ao crescimento econômico e à geração de empregos, em especial por meio do apoio às Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

 

O estudo da Apex-Brasil avalia que a região Ásia-Pacífico e os Estados Unidos são as prioridades geográficas da Comissão Europeia nos próximos anos. Em relação aos setores, a liberalização dos serviços deve ser o foco das negociações comerciais, juntamente com a liberação de investimentos diretos e o fortalecimento da proteção à propriedade intelectual. Já o setor agrícola não aparece em destaque, indicando a possível continuidade da posição negociadora do bloco neste âmbito.

 

A Comissão Europeia expressa ainda a intenção de negociar acordos de investimentos com países da América Latina e do Caribe, em especial Mercosul, onde a União Europeia possua significativos estoques de investimentos.

 

Por fim, o fortalecimento de regras relativas a padrões trabalhistas e ambientais em acordos comerciais é uma forte tendência na nova Estratégia. Padrões europeus neste âmbito serão discutidos em acordos, de forma a promover valores como direitos humanos e desenvolvimento sustentável ao longo das cadeias produtivas.