APEX-BRASIL APOIA CÚPULA EMPRESARIAL BRASIL-CHINA
Nos dias 18 e 19 de maio, o primeiro ministro da China, Li Keqiang, virá ao Brasil acompanhado de 150 empresários chineses. Keqiang irá se encontrar com a Presidenta da República, Dilma Roussef. Como parte da programação de recepção à delegação, o Ministério das Relações Exteriores está organizando, em parceria com o Ministério do Comércio da China (MOFCOM) e com o Conselho Empresarial Brasil China e com o apoio da Apex-Brasil, um jantar empresarial e o seminário Cúpula Empresarial Brasil China.
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Conheça ações da Apex-Brasil na China
A Apex-Brasil apoia diversos setores da economia brasileira que têm a China como mercado-alvo. Nesta semana (entre 4 e 8 de maio), a Agência promove uma missão empresarial à China, com a participação de 20 empresas do setor de alimentos e bebidas. Os empresários irão a Guangzhou, onde participarão de rodadas de negócios com compradores da região chinesa. Em seguida, comporão a delegação brasileira na feira SIAL, em Xangai, que totaliza 30 empresas. Durante a feira, também terão encontros pré-agendados com compradores chineses.
O estande brasileiro na SIAL é organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Apex-Brasil. A Sial China é a maior feira de alimentos, bebidas e hotelaria do país e contará com aproximadamente 2.700 expositores e mais de 55 milhões de visitantes.
A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no mundo, sendo que no ano passado as exportações para lá alcançaram US$ 40,6 bilhões. Estudo comercial da Apex-Brasil indica um grande potencial para produtos industrializados do segmento de alimentos e bebidas, notadamente: carnes, mel, cafés especiais e vinhos.
Missão em junho
Há uma expectativa de que, na visita que fará em maio, o primeiro ministro chinês e o governo brasileiro assinem o protocolo que regulariza a situação da carne brasileira – cuja compra esteve embargada pela China desde 2012 até julho de 2014. Assim, em junho, a Apex-Brasil fará uma nova missão ao país com o objetivo de construir uma rede de networking com instituições intervenientes no setor carnes, de modo a facilitar o relacionamento, mitigar futuras crises e recuperar a imagem da carne brasileira no mercado chinês.