APEX-BRASIL APOIA PARTICIPAÇÃO DE PROJETOS SETORIAIS NA IFLS



APEX-BRASIL APOIA PARTICIPAÇÃO DE PROJETOS SETORIAIS NA IFLS

Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 67 empresas associadas a quatro projetos dos setores de couro e calçados participarão da International Footwear and Leather Show (IFLS), uma das principais feiras internacionais do setor coureiro-calçadista da América Latina, que será realizada de 3 a 6 de fevereiro, em Bogotá, Colômbia. Estarão presentes empresas participantes dos projetos setoriais desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Calçadista (Abicalçados), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

 

Como país convidado desta edição da feira, o Brasil terá um local diferenciado para a apresentação dos produtos. No espaço Brasil Beyond as quatro entidades vão realizar ações, conjuntamente, para apresentar aos compradores e público, em geral, os projetos brasileiros do setor coureiro-calçadista. No local, serão realizados também encontros com jornalistas e formadores de opinião. O público estimado é de 12 mil visitantes de 17 países.

 

“A ação em conjunto entre Abrameq, Abicalçados, Assintecal e CICB na IFLS este ano representa um novo passo no fortalecimento da cadeia coureiro-calçadista brasileira em sua apresentação para o mercado internacional. Vamos para a Colômbia mostrar o potencial de uma cadeia integrada, tecnológica, criativa e preparada para atender clientes internacionais”, disse a gestora de projetos da Apex-Brasil, Mariana Gomes.

 

Brazilian Footwear

 

O Projeto Setorial Brazilian Footwear, realizado em parceria entre a Abicalçados e a Apex-Brasil, participará da feira com 25 marcas de calçados de 14 empresas brasileiras.  A perspectiva é de superar os resultados alcançados na edição do ano passado, quando 13 empresas expositoras realizaram 382 contatos e saíram da feira com a estimativa de alcançar cerca de US$ 17,3 milhões em negócios nos 12 meses seguintes à mostra.

 

Um dia antes da abertura oficial da feira, em 2 de fevereiro, como parte do projeto Export Thinking Colômbia, o Brazilian Footwear realizará um seminário preparatório com informações de mercado, logística e consumidor. No encontro serão debatidos, entre outros temas, oportunidades do mercado colombiano, comportamento do consumidor, gostos, preferências e normativas. As apresentações serão feitas por representantes da Procolombia (agência de promoção de investimentos do governo colombiano) e da Federação Nacional dos Comerciantes (Fenalco).  O projeto realizará também matchmaking durante a feira.

 

Footwear Components by Brasil

 

A Assintecal, por meio do Projeto Setorial Footwear Componentes by Brasil, realizado em parceria com a Apex-Brasil, levará 30 marcas para a IFLS. Estão previstas rodadas de negócios e ações de matchmaking com uma empresa colombiana contratada, além de apresentações sobre temas técnicos.

 

No estande do Start Line By Brasil Incubadora de Design, dois designers brasileiros vão prestar consultoria gratuita e prospectar negócios para a incubadora. Os designers vão apresentar também os conceitos e o desenvolvimento da campanha do Fórum de Inspirações. Está previsto também a instalação no local de um totem interativo para demonstração do Showroom Virtual.

 

Brazilian Leather

 

Por meio do Projeto Setorial Brazilian Leather, que promove o couro brasileiro no mercado internacional, o CICB quer aproveitar a feira colombiana para fortalecer a imagem do produto no país. A estratégia, de fortalecimento conceitual, inclui a participação da entidade em caráter institucional, com a apresentação do projeto Design na Pele, que busca aproximar curtumes de grandes designers para que despertem para a importância da inovação do couro.

 

O projeto Design na Pele começou em 2013, com o objetivo de aprofundar, dentro dos curtumes do Brasil, a cultura do design e da diferenciação em seu trabalho. Para que esse objetivo fosse alcançado, o CICB convidou duas importantes personalidades da arte da moda no Brasil – a artista plástica Heloísa Crocco e o estilista Ronaldo Fraga, sendo que cada um ficou responsável por desenvolver o projeto com um determinado número de curtumes.

 

Os dois profissionais desenvolveram couros com características especiais e produziram peças inovadoras que mostram a criatividade, inovação e excelência do couro brasileiro.

 

Brazilian Shoes + Leather Machinery

 

O Projeto Setorial Brazilian Shoes + Leather Machinery, realizado em parceria entre a ABRAMEQ e a Apex-Brasil, estará representado na feira por oito empresas brasileiras fabricantes de máquinas e equipamentos para os setores do couro e de calçados.

 

As empresas brasileiras apresentarão a tecnologia nacional em três formatos: por meio da exposição das máquinas, do software Fabrica Virtual (aplicativo que permite a visualização de um layout ideal de fábrica) e da palestra “Brazilian Machinery: Tecnologias brasileñas que generan resultados”, a ser realizada no dia 5 de fevereiro.

 

“A economia colombiana vem registrando um crescimento positivo durante os últimos anos e atualmente representa, um mercado-alvo estratégico importante para o projeto, estando entre as três principais posições de destino de exportação do setor”, explicou o gestor do projeto Brazilian Shoes + Leather Machinery, Anderson Dib.

 

Nesta edição, a perspectiva é que as empresas brasileiras superem a marca registrada na última feira, em 2014, quando foram comercializadas 22 máquinas, totalizando 500 mil dólares em negócios e gerando uma expectativa de vendas de 1 milhão e trezentos mil dólares para os 12 meses sequentes.

 

 

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