APEX-BRASIL APOSTA EM AMENDOINS, CASTANHAS E LÁCTEOS EM FEIRA NA RÚSSIA



APEX-BRASIL APOSTA EM AMENDOINS, CASTANHAS E LÁCTEOS EM FEIRA NA RÚSSIA

Maior feira de alimentos e bebidas da Rússia e o principal evento desse setor de toda a Eurásia, a Prodexpo comemora, em 2018, 25 anos e terá uma delegação de 24 empresas brasileiras, 15 delas levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Entre elas, quatro empresas de amendoins e castanhas, setor no qual a presença brasileira já é forte no mercado russo; e três de produtos lácteos, setor no qual existe a oportunidade de ampliar mercado na região. A Prodexpo 2018 acontece de 05 a 09 de fevereiro, em Moscou.

Gerente de Operações do escritório da Apex-Brasil em Moscou, Almir Américo esclarece que a oportunidade nos lácteos deriva de medidas russas contra a importação destes produtos de seus parceiros europeus, uma resposta às sanções econômicas aplicadas pelos europeus contra o país. Quem ganha com isso são os concorrentes de outros mercados, como as três empresas brasileiras que estarão na Prodexpo expondo seus produtos. Outro destaque da presença brasileira são os produtos étnicos, como tapioca e açaí.
“Faremos um show culinário com o chef Roberto Santos em nosso estande para mostrar ao público russo os diversos usos da tapioca e alguns outros produtos. Essa edição da Prodexpo terá uma presença especial de brasileiros, com três estandes”, indica Américo. Um dos estandes é da Apex-Brasil, que terá 15 empresas (oito delas na Rússia pela primeira vez), enquanto os outros dois são de parceiros da Agência: a Associação Brasileira das Indústrias de Carne (ABIEC) com o estande Brazilian Beef (projeto de promoção internacional desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil); e o estande da Viva-Lácteos (entidade parceira da Agência na promoção de laticínios no exterior). No total, 24 empresas brasileiras estarão na Rússia para a Prodexpo.

Conforme informações do escritório da Apex-Brasil em Moscou, o evento representa a melhor oportunidade para se atingir importadores e distribuidores de alimentos e bebidas do interior da Rússia e dos outros países da vasta Eurásia. Alguns produtos brasileiros expandiram rapidamente seus negócios na região com o apoio dos estandes brasileiros no evento. Este é o caso dos amendoins e castanhas, que quintuplicaram suas vendas na Rússia nos últimos cinco anos de presença nas feiras, respondendo hoje por mais de US$ 66 milhões de vendas anuais.

SERVIÇO
Prodexpo 2018, Moscou, Rússia
DATA: 05 a 09 de fevereiro

PRESENÇA BRASILEIRA:
•    Estande Multisetorial (Apex-Brasil): Pavilhão 8, Hall 3. Presença de 15 empresas:
Amendoins e castanhas (Beatrice Nuts, Francfort, Brazil Nuts e Urubatan Piatã);
Café solúvel (Iguaçu);
Carnes (Seara);
Vinhos (Salton);
Açaí (Irmãos Nunes);
Tapioca (Terrinha);
Além de cooperativas e tradings (Cocamar, ALM Brasil, Jorgensen Food, Samba,  Shinoda, Sustentare).
•    Estande Brazilian Beef (ABIEC): Pavilhão 8, Hall 2. Os frigoríficos que confirmaram presença são: Cooperfrigu, Frigol, JBS, Mataboi, Frisa, Marfrig.
•    Estande Viva Lácteos: Pavilhão Forum. Participação das empresas CCGL, Tirolez e Polenghi (todas de laticínios).