APEX-BRASIL APRESENTA GUIA DO INVESTIDOR EM SEMINÁRIO EMPRESARIAL
O Seminário Empresarial Brasil-China – 40 Anos de Parceria, realizado nesta quarta-feira, 16 de julho, discutiu os investimentos chineses no Brasil em infraestrutura, agronegócio e indústria. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CCBC) e pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o evento reuniu mais de 200 empresários dos dois países às vésperas da visita do presidente chinês Xi Jinping a Brasília.
O gerente-executivo de Investimentos da Apex-Brasil, Alexandre Petry, apresentou os serviços da Agência para empresas brasileiras e chinesas e o Guia de Investimentos, lançado recentemente, com informações fundamentais para uma companhia estrangeira investir no país.
“A Apex-Brasil é um ponto inicial de contato e coordenação para empresas que pretendem investir no Brasil. Trabalhamos com parceiros municipais, estaduais, federais, da iniciativa privada e entidades setoriais, como a CNI”, explicou Petry. ‘ ‘Temos a visão total do Brasil. Nosso país é continental, existem oportunidades não apenas em regiões mais conhecidas, como Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, ajudamos investidores a encontrar essas oportunidades em todo o país”, completou.
Petry destacou o Guia de Investimentos e os serviços da Apex-Brasil como facilitadores do trabalho de empresas internacionais. “É importante ao investidor estrangeiro conhecer as particularidades do ambiente de negócios do Brasil. O guia e a Agência como um todo servem exatamente para ajudar na ambientação das empresas chinesas no Brasil.”
Em 2013, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil, superando a União Europeia. As exportações brasileiras para a China em 2013 somaram US$ 46 bilhões, e cresceram em média 23% entre 2008 e 2013. Já as importações brasileiras da China em 2013 alcançaram US$ 37,3 bilhões, com crescimento médio de 13,2% entre 2008 e 2013.
Soja e minério de ferro concentraram 70% das exportações brasileiras em 2013. Por outro lado, metade das importações brasileiras da China foram equipamentos elétricos/eletroeletrônicos, e máquinas e equipamentos.
A China é um dos mercados prioritários de atuação da Apex-Brasil. Em 2013, foram realizadas 42 ações de promoção na China, além de 13 ações em Hong Kong. Em 2014, são programas 16 ações na China e 6 em Hong Kong. As ações incluem participação em feiras internacionais, vinda de compradores ao Brasil, realização de seminários (investimentos), missões prospectivas e ações de imagem.
O seminário empresarial foi aberto pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, pelo presidente da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), o embaixador Sérgio Amaral, pelo presidente da seção chinesa do CEBC, Liu Mingzhong, e pelo diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Comercial do Ministério do Comércio da China (TBD), Sun Chenghai.
Na ocasião, Chenghai destacou a parceria entre a Apex-Brasil e a TBD. “Temos uma parceria relevante com a Apex-Brasil, trocamos informações, capacitamos os empresários dois países para estreitarmos relações e negócios”, disse.
Entre os palestrantes do dia, estavam o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, Bruno Batista, diretor-executivo da CNT e representantes do Ministério da Fazenda, da CNA, da Stefanini e do Sany Group. Além de Alexandre Petry, Ana Paula Repezza, gerente-executiva de Facilitação para Negócios Internacionais, representou a Apex-Brasil no seminário.
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