APEX-BRASIL CRIA BLOG PARA CONTAR EXPERIÊNCIAS DE EXPORTADORES BRASILEIROS



Histórias inusitadas dos exportadores brasileiros estão reunidas no blog “O Brasil que Vai Além”, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No ar, em caráter experimental desde maio deste ano, a página obrasilquevaialem.apexbrasil.com.br será oficialmente lançada na próxima quinta-feira, 7, como parte da programação do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2014), realizado no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.
 

Desenvolvido para ser uma ferramenta de storytelling, o blog já congrega 14 casos de empresas exportadoras apoiadas pela Apex-Brasil. Com a reformulação, que aperfeiçoou layout e acessibilidade, a página vai ganhar mais dois textos inéditos. A meta agora é postar conteúdo novo semanalmente.
 

A ideia da criação do blog, segundo o presidente da Agência, Maurício Borges, é apresentar a experiência de empreendedores brasileiros, destacando os processos de internacionalização de seus produtos, serviços e marcas. “Queremos motivar mais empresários a romper as fronteiras geográficas do mercado brasileiro e considerar a possibilidade de exportar”, destacou. Além disso, Borges explicou que uma das funções essenciais da Apex-Brasil é promover a disseminação da cultura exportadora “e o blog é um excelente canal para isso”, ressaltou.
 

 

Primeiras histórias
 

As trajetórias de empresários brasileiros que foram destaque no Prêmio Apex-Brasil, ocorrido em maio deste ano, foram as primeiras a serem postadas no blog. Os leitores já podem conferir textos que contam como Sonia Hess (Dudalina) começou a trabalhar nos negócios da família e porque o imigrante alemão Henrique Meyerfreund (Garoto) resolveu instalar sua fábrica de chocolates no Espírito Santo. O que conecta essas histórias é o desafio enfrentado por cada um desses empreendedores no comércio exterior de seus produtos.
 

O leitor também pode conferir o que acontece quando duas gigantes do setor de alimentos se fundem e criam a BRF, empresa que busca ampliar as oportunidades de negócios em mercados externos. Outros cinco textos apresentam como as exportações impactaram os negócios de empresas do setor de máquinas: Embarer, WEG, Polimáquinas, Marcopolo e Foton. 
 

O blog foi construído dentro do conceito “Brasil Beyond” que, desde o início do ano, orienta todas as ações promocionais e de comunicação e marketing da Apex-Brasil, colaborando para disseminar atributos positivos do País em um mundo competitivo e globalizado. O “Brasil Beyond” comunica um país muito além dos estereótipos, das expectativas e dos valores já conhecidos pelo mundo. Um país inovador, cheio de oportunidades e um forte parceiro comercial.
 

 

Storytelling
 

Contar histórias é transmitir conhecimento, dividir experiências. É uma maneira simples de aproximar pessoas, de passar ensinamentos e transmitir valores. A Apex-Brasil, em quase 17 anos de atuação, convive diariamente com histórias de atuação das empresas brasileiras em mercados estrangeiros. 
 

São narrativas sobre como empresas brasileiras venceram barreiras geográficas, culturais e comportamentais.  Os textos descrevem casos de sucesso com o objetivo de incentivar novas empresas brasileiras a iniciar seu caminho no processo exportador.  A intenção do blog “O Brasil que Vai Além” é reunir as histórias das empresas exportadoras brasileiras que trabalham com a Apex-Brasil e que, de alguma forma, tiveram o processo de internacionalização auxiliado pelas ações da Agência.
 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 84 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Apex-Brasil organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores e formadores de opinião estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva para orientar a decisão de empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro.
  
 

Mais informações para a imprensa:
(61) 2027-0775
imprensa@apexbrasil.com.br