APEX-BRASIL DEFINE AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO



APEX-BRASIL DEFINE AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO

As ações de Marketing de Relacionamento promovidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) estabelecem uma ponte entre empresários brasileiros e seus parceiros internacionais, usando como plataforma grandes eventos esportivos e culturais. A estratégia tem se mostrado efetiva: no maior deles, a Copa do Mundo 2014, foram fechados mais de US$ 6 bilhões em negócios. Mas não é apenas o mundial de futebol que apresenta esse potencial. Por isso, a agenda da Apex-Brasil contempla diversos outros esportes, como competição de montaria em touros e golfe nos Estados Unidos, e tênis na Inglaterra.

 

A ferramenta foi reformulada para as ações de 2015 para facilitar a estratégia dos empresários brasileiros: a partir deste ano, as inscrições para todos os projetos estão abertas ao mesmo tempo. “Com isso esperamos que os empresários possam se programar para participar da melhor forma possível das ações, identificar os parceiros certos e potencializar as possibilidades de fechar negócios”, explica Rafael Prado, Coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil.

 

O valor destinado para as quatro ações de Marketing de Relacionamento previstas para 2015 é de aproximadamente R$ 4 milhões, o que envolve custos de organização e montagem das ações, como estrutura a ser usada pelos empresários e ambiente de negócios, entre outros. O valor estimado em geração de negócios nas quatro ações previstas supera US$ 280 milhões. Os setores mais recorrentes nos eventos são Alimentos, Bebidas e Agronegócios; Casa e Construção; Tecnologia e Saúde; e Moda. Porém, é perceptível que grande parte dos setores são atendidos, o que faz com que essas ações sejam multissetoriais, prevendo a participação de diversas empresas independente da sua área de atuação.

 

Os projetos de Marketing de Relacionamento são iniciativas cujo objetivo é gerar negócios promovendo e fortalecendo o relacionamento entre empresas brasileiras e compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros. As agendas de negócios acontecem no âmbito de grandes eventos esportivos e culturais, como o Carnaval no Brasil, Fórmula Indy, Professional Bull Riders (PBR), Professional Golfers’ Association of America Tour (PGA) e Moto Grand Prix nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e outros países.

 

Em 2014, os projetos de Marketing de Relacionamento da Apex-Brasil tiveram a participação de 1.009 empresas e 3.236 convidados estrangeiros. O grande destaque foi o Projeto Copa do Mundo, que trouxe 2.386 convidados de 104 países, que se juntaram a 704 empresários brasileiros de 70 setores produtivos. Esse foi o maior projeto de marketing de relacionamento já desenvolvido pela Apex-Brasil, e resultou em 837 agendas de negócios que geraram mais de US$ 6 bilhões em exportações e investimentos atraídos para as empresas brasileiras.

 

CALENDÁRIO

Circuito Profissional de Montaria em Touros (PBR)

23 de maio – Las Vegas, Estados Unidos

A Professional Bull Riders é uma empresa norte-americana que promove competições internacionais de montaria em touros. A empresa foi fundada em 1992 e conta hoje com mais de 1200 cowboys de 5 nacionalidades (Brasil, Canadá, Estados Unidos, México e Austrália), eles competem em aproximadamente 300 rodeios do circuito de elite do PBR. O Professional Bull Riders é bastante atrativo para empresários de diversos setores, já que o espaço descontraído facilita a concretização de negócios com clientes internacionais não só dos Estados Unidos, mas também de mercados como Canadá, México e eventualmente Austrália.

Inscrições abertas até dia 22/04/2015.

 

Golfe (PGA)

26 e 27 de setembro – Atlanta Estados Unidos

O golfe é um esporte muito visado no mundo dos negócios, por ser praticado por muitos tomadores de decisão (presidentes, diretores etc) de grandes empresas internacionais. O principal torneio de golfe de âmbito nacional nos Estados Unidos é o PGA Tour FedexCup. A Apex-Brasil selecionou este torneio porque possui um potencial de atratividade muito expressivo entre a comunidade empresarial. Além disso, a organização do PGA Tour possui toda a estrutura necessária para que se utilize este campeonato como plataforma brasileira de marketing de relacionamento, com espaço de hospitalidade totalmente exclusivo para as empresas brasileiras e seus clientes estrangeiros.

Inscrições abertas até dia 21/08/2015.

 

Tênis (ATP)

22 de novembro – Londres, Inglaterra

O Barclay’s ATP Tour Finals é um torneio de tênis que já se tornou um dos maiores eventos de tênis do mundo, reunindo as oito melhores duplas de tênis e os oito melhores jogadores individuais, classificados no decorrer da temporada. A edição escolhida pela Apex-Brasil é a final do torneio, televisionada e apreciada por milhões de pessoas. O Reino Unido é um mercado muito importante para o empresariado brasileiro, conforme mostra o estudo da Apex-Brasil Reino Unido – Perfil e Oportunidades Comerciais 2012, que indica os setores que possuem grande oportunidade no mercado: alimentos, bebidas e agronegócio; casa e construção; máquinas e equipamentos; moda e petróleo e gás.

Inscrições abertas até dia 12/10/2015.

 

Fórmula 1

14 e 15 de novembro – São Paulo, Brasil

O campeonato mundial de Fórmula I, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é o principal campeonato de automobilismo do planeta. Os eventos de relacionamento utilizando a Fórmula 1 como ferramenta tem se evidenciado uma plataforma bem-sucedida no âmbito do marketing de relacionamento e do marketing de experiência. Além de ter demonstrado eficácia na fidelização de clientes e no incremento das vendas de produtos brasileiros no exterior, ainda representa um ganho de imagem para o Brasil.

Inscrições abertas até dia 14/10/2015.

* as inscrições estão sendo feitas pelo Sistema de Gestão de Convidados da Apex-Brasil, em http://sgc.apexbrasil.com.br/

 

Podem participar das ações de Marketing de Relacionamento empresas que possuam maturidade exportadora intermediária, experiente ou internacionalizada, classificação adotada pela Apex-Brasil de acordo com os volumes e frequência de exportação. Cada participante tem direito a convidar parceiros nos países onde acontecem o evento na proporção 1 para 3 (cada participante brasileiro deve convidar até três compradores internacionais). Assim, se uma empresa brasileira levar dois representantes, ela deve obrigatoriamente convidar seis parceiros internacionais.

 

A seleção de eventos por parte da Coordenador de Promoção de Negócios é feita seguindo critérios de importância e atratividade do evento e do mercado, infraestrutura para ambientes de hospitalidade corporativa e o custo geral da ação. A aposta é em networking e relacionamento: além de passarem alguns dias (geralmente, de dois a três) tanto nos eventos esportivos quanto em reuniões, os empresários brasileiros mostram seus produtos e negócios e fortalecem seus vínculos internacionais. Ao mesmo tempo, a Apex-Brasil tem a oportunidade de trabalhar a imagem brasileira nos setores participantes, o que ajuda a mitigar possíveis preconceitos existentes e construir um panorama mais fidedigno da capacidade do empresariado nacional.