APEX-BRASIL E ABRAFRUTAS ASSINAM CONVÊNIO PARA EXPORTAÇÃO DE FRUTAS BRASILEIRAS
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) assinaram nesta terça-feira, 27, o primeiro convênio entre as duas instituições para a promoção de frutas frescas brasileiras e derivados no mercado internacional. A assinatura, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu cerca de 60 especialistas e produtores de frutas, principalmente.
O convênio, com vigência de dois anos, terá investimentos da Apex-Brasil no valor de R$ 4,2 milhões. A Abrafrutas aplicará mais R$ 1 milhão, totalizando R$ 5,2 milhões de investimentos em ações de promoção comercial, de posicionamento de mercados, de capacitação de empresas para exportação e de facilitação de negócios, entre outras.
O foco do convênio será a exportação de frutas frescas, e dentre as ações previstas estão a contratação de escritório de distribuição e de facilitação de negócios nos Estados Unidos, com o objetivo de auxiliar a abertura daquele mercado para frutas brasileiras.
Além da participação em feiras internacionais, o projeto desenvolverá também ações de relacionamento em eventos estratégicos para o setor, como a Gulfood – mais importante feira de alimentos do Oriente Médio, que ocorre anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – e na World Food Moscou. Pelo menos dez empresas serão capacitadas nos próximos dois anos, com vistas à internacionalização.
Mercados-alvo
Com 29 empresas participantes, o convênio com a Abrafrutas definiu oito mercados-alvo onde serão desenvolvidas as ações, dentre eles os Estados Unidos, segundo maior importador mundial de frutas, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Hong Kong, França e Rússia.
“Mais do que recursos financeiros, Este convênio traz os conhecimentos da Apex-Brasil em promoção e em inteligência comercial para identificar as melhores oportunidades para as frutas brasileiras. Temos uma grande produção, mas exportamos apenas 2% do que produzimos e por isso há um grande espaço para o crescimento das exportações”, afirmou o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos.
“A parceria entre a Apex-Brasil e a Abrafrutas vai estimular o produtor rural a ter uma gestão cada vez mais eficiente da sua propriedade. Trará ganhos de produtividade para que o setor aumente suas vendas externas e conquiste novos mercados, disse o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, destacando ainda que a associação dos fruticultores é fruto de união entre pequenos, médios e grandes produtores.
O A Agência tem uma longa parceria com o agronegócio e que assinamos é mais do que um convênio, é um plano de trabalho conjunto centrado na expertise da Apex-Brasil em quatro pontos principais: promoção comercial, defesa de interesse, sustentabilidade e design. Tenho certeza de que caminharemos muito nestes pontos o que resultará em aumento das exportações das frutas brasileiras”, afirmou o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.
Melão é a fruta mais exportada
Em 2014, as exportações brasileiras de frutas totalizaram US$ 841 milhões, incluindo nozes e castanhas, conforme informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Em volume, o melão foi a fruta mais exportada, com 196,8 mil toneladas, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A manga veio a seguir, com exportações de 133 mil toneladas no ano passado.
Os países baixos (Holanda) são os maiores compradores de frutas frescas do Brasil, seguidos por Reino Unido e Estados Unidos.
No quadro a seguir, os dez principais destinos das exportações brasileiras de frutas frescas em 2014 (incluindo nozes e castanhas), segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Destino | Valores (US$) | Quantidade (kg) |
PAÍSES BAIXOS | 285.332.100 | 266.867.097 |
REINO UNIDO | 137.165.964 | 123.046.835 |
ESTADOS UNIDOS | 96.983.738 | 42.334.183 |
ESPANHA | 73.395.646 | 87.600.423 |
PORTUGAL | 25.751.173 | 19.325.496 |
CANADÁ | 25.214.917 | 13.155.033 |
ALEMANHA | 23.081.110 | 15.439.073 |
URUGUAI | 16.799.457 | 35.839.519 |
FRANÇA | 16.323.015 | 11.801.648 |
ARGENTINA | 16.078.381 | 25.003.741 |
O setor
O Brasil produz cerca de 40 milhões de toneladas de frutas frescas, sendo o terceiro maior produtor mundial, atrás da China e da Índia. São mais de dois milhões de hectares ocupados com a fruticultura, gerando empregos para mais de cinco milhões de pessoas.
A produção brasileira ocorre em praticamente todo o território nacional, mas cinco estados concentram mais de 70% da produção. São Paulo é o líder, e responde por mais de 40% da produção nacional, seguido da Bahia (12%), Rio Grande do Sul (6%), Minas Gerais (6%) e Pará, com 3,7%. Em 2014, a maior produção foi de laranja, com 14,8 milhões de toneladas, seguida da banana, com 7,1 milhões de toneladas.
Em termos de exportação, a liderança é do Nordeste. O maior exportador é o Ceará, e dos dez maiores estados exportadores em termos de volume, quatro são nordestinos (além do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco) com destaque também para São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraíba.
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