APEX-BRASIL E ABRAMEQ ASSINAM NOVO CONVÊNIO PARA O PROJETO SETORIAL



Na noite de terça-feira (30 de setembro), em Novo Hamburgo (RS), foi assinada nova parceria da Associação Brasileira de Máquinas para Couro e Calçados e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (Apex-Brasil). O novo projeto, com execução prevista para o biênio 2015-2016, se propõe a exercer o papel de um agente de mudança, através da execução de ações que permitam posicionar a marca Brazilian Shoes + Leather Machinery junto a todos os seus públicos.

 

Na solenidade de assinatura do novo projeto, Solete Foizer, gerente de Máquinas, Equipamentos e Agronegócios da Apex-Brasil, representando o presidente da Agência, Mauricio Borges, destacou que “esta parceria de 11 anos tem apresentado ótimos resultados e o novo projeto vai gerar resultados ainda melhores”. Observou que “a Abrameq tem sido rápida e criativa diante das novas situações de mercado, o que gerou uma relação de confiança”.  Solete ressaltou que os números evidenciam que “o índice de permanência no mercado externo de empresas que participam das ações coletivas através das parcerias com a Apex-Brasil é muito maior do que de empresas que começam a exportar isoladamente”.

 

O presidente da Abrameq, Marlos Schmidt, destacou que “podemos afirmar com orgulho que muito já foi realizado em benefício dos fabricantes brasileiros de máquinas através do último projeto”. Destacou como realizações a Fábrica Virtual de Calçados e a nova marca coletiva Brazilian Shoes + Leather Machinery, reforçando o posicionamento estratégico do setor. Sobre a nova marca, sublinhou que “temos muito a aprender com essa nova marca e por isso ela é o pilar principal desse novo projeto”.

 

Acrescentou que “diversas ações serão desenvolvidas e fortalecidas, passando em especial sobre algo que estamos pregando na entidade e nas parcerias: somente um pensamento e trabalho coletivo permitirão resultados individuais”. Finalizou afirmando que “a participação intensa das empresas e dos parceiros certamente garantirá êxito a este novo projeto, inclusive com a superação dos objetivos estabelecidos”.

A consultora de projetos Rosângela Arruda e Anderson Dib, gestor do Projeto da Apex Brasil com a Abrameq, apresentaram as principais ações do novo projeto de parceria da Abrameq com a Apex-Brasil:

– Comunicar a marca Brazilian Shoes + Leather Machinery – trabalhar o posicionamento da marca em mídias impressas, redes sociais, informativos a serem distribuídos nas principais feiras e eventos do setor, produção de vídeo institucional para apresentação da marca ao mercado externo, contratação de assessoria de imprensa dentro e fora do Brasil, alinhamento de branding com empresas do projeto;

– Projeto Imagem: vinda de dois jornalistas para a edição Fimec 2015 + exposição da marca e de empresas do projeto no congresso IULTCS (International Union of Leather Technologists and Chemists Societies),

– Capacitação à exportação – capacitar as empresas do projeto pelo PEIEX e promover palestras preparatórias para eventos internacionais,

– Feiras e eventos internacionais: participação nas principais feiras coureiro-calçadistas dos países alvo do projeto (Colômbia, Equador, México, Peru e Argentina), além da realização de projetos vendedor nos mesmos países,

– Feira de posicionamento de marca e benchmarking na China,

– Fábrica virtual: transformar o software em um catálogo de máquinas, a ser utilizado pelas empresas do projeto, e agregar uma linha de couro ao software,

– Vinda de 28 compradores para duas edições das feiras Couromoda e Fimec,

– Contratação de um agente comercial na Colômbia,

– Prospecção de 12 empresas exportadoras para o projeto.

 

O evento teve ainda palestra do professor Gil Giardelli, que abordou o tema “Empresas do século XX, mercado do século XXI”. Apresentando mudanças tecnológicas impressionantes que já estão ocorrendo e outras que devem ocorrer em breve, afirmou que “não estamos em uma crise econômica, mas em uma crise de civilização, numa quarta onda de capitalismo, na qual somente sobreviverão as empresas que atuarem em rede, deixando de existir espaço para quem ficar isolado”. Neste novo cenário, relacionou dicas para ter sucesso neste novo mundo, enfatizando a necessidade de estar totalmente aberto e dedicado à inovação.

 

Adroaldo Diesel Filho

Comunicação da Abrameq

51 9811-7330